domingo, 31 de outubro de 2010

Review - MGS Peace Walker Play Arts Kai Snake Sneaking Suit Version




MGS Peace Walker Play Arts Kai Snake Sneaking Suit Version
Personagem: Snake
Série: Metal Gear Solid Peace Walker (jogo do PSP)
Criador do Personagem: Hideo Kojima
Escultor: OOPARTS
Fabricante: Square-Enix Products
Distribuidora: Square-Enix Products
Tamanho: ~26,0cm
Materiais: ATBC-PVC, ABS, POM
Preço: 4800 ienes (~U$48)
Data de Lançamento: Junho de 2010 (Japão)

Um breve resumo da série: Metal Gear Solid é um jogo de espionagem que ficou caracterizado pela ação furtiva: é necessário progredir com o protagonista nos cenários sem ser notado. Uma vez notado, alarmes são acionados e os inimigos ficam em prontidão. Daí é necessário se esconder/camuflar até o "alerta" ser dispersado. A série, que estreou em 1987, chega a sua oitava versão, MGS Peace Walker, agora no portátil da Sony (PSP). É uma das principais franquia da Konami Entertainment e consagrou Hideo Kojima como um dos melhores diretores de game.



A caixa é muito bonita: gostei das cores. As artes como pinceladas na caixa e nas janelas plásticas seguem o padrão das outras figuras Play Arts Kai. Bom, o tamanho é o mesmo já utilizadas nas figuras de Full Metal Alchemist Brotherhood e FFXIII, mas ficou com espessura mais fina, pois não vem mais incluso o suporte com haste articulada (na minha opinião esse suporte nunca teve utilidade).



Achei a proteção plástica meio deficiente: o escudo em acrílico vem bem encostado no canto da caixa. Um transporte mais descuidado poderia resultar num escudo quebrado... Como peças extras, acompanha um par de mãos para segurar objetos (armas e escudo), duas pistolas idênticas, uma com silenciador removível, um escudo transparente e uma alça extra para o escudo para colocar no braço do Snake.

360°




Um excelente trabalho da Square-Enix: escultura muito bem elaborada, permitindo boa movimentação das articulações. Também tem um ótimo trabalho de pintura, com sombreamento para não deixar a pintura "chapada". Existe uma edição especial (limitada) dessa mesma figura: Sneaking Suit Version Zero, cujas diferenças estão na cor do escudo (é laranja) e na roupa que aparece nas laterais das pernas e braços (é laranja também). Curiosamente a Versão Zero é uma versão de cor do traje que foi rejeitado para o jogo. Olhando agora as fotos, percebi que o ombro ficou meio caido, mas isso foi porque descuidadamente deixei assim: o ombro pode ser posicionado corretamente e fica bem posicionado.





O rosto da figura, ao contrário das outras Afs da linha Play Arts Kai, apresenta toda a face pintada, com efeitos de texturas e sombreamentos. Bom, não sei se as Play Arts Kai de Resident Evil 5 e Devil May Cry 4 também tenham os rostos pintados. O olho provavelmente deve ser tampografado, mas apresenta um acabamento brilhante que dá bastante realismo ao olhar. O cabelo e a faixa são moldados em material maleável. Nas fotos é possível ver os decalques colocados em cada ombros: no direito um logo da FOX (provavelmente referente a unidade FOX HOUND; e no lado esquerdo o logo "Militaires Sans Frontieres" com o símbolo de uma caveira. Há varias "tachas" nas roupas, todas pintadas com tinta dourada, passando uma impressão de que são de verdade.




As "cintas" são bem feitas, com relevos e em verde-oliva. Os objetos na cintura são fixos e não podem ser retirados, porém não atrapalham em nada na movimentação das articulações. A cinta na cintura esconde bem a articulação do quadril, porém achei que colaram muito alto a cinta e por isso fica meio exposta a descontinuidade do quadril. É possível colocar uma pistola no bolso lateral.





As duas pistolas e o silenciador. Achei que poderiam compensar a "exclusão" do suporte com a inclusão de mais armamentos. O escudo é feito em acrílico transparente com decalques. A alça que deve ser encaixada à mão é feita também em acrílico rígido, enquanto a alça inferior que deve ser substituída para se encaixar no antebraço é em material maleável.




Com certeza a Square-Enix deve ter recebido muitas reclamações a respeito das articulações apresentadas nas primeiras figuras Play Arts Kai e nessa figura reformularam todas as articulações. Não sei ao certo a partir de quais figuras as articulações foram re-reformuladas, já que não vi pessoalmente ainda as figuras de Devil May Cry 4 (na verdade vi, mas não lembro muito se são essas novas). Bom, só acho que a Revoltech/Kaiyodo anda fazendo escola: basicamente todas as AFs japonesas atuais estão utilizando articulações semelhantes aos Revolver-Joints, sendo que são encaixadas em cada extremidade dos membros e podendo ser rotacionados. Os ombros também ganharam sistema de articulação nova e apesar de não permitir uma abertura muito ampla do braço, ainda assim é bem feita e mais bonita. O pulso ganhou articulação, porém o sistema de troca de mãos ainda não me agrada muito, pois ainda há riscos de romper o pino esférico.



As articulações nos cotovelos são realmente cópias gigantes das Revolver-Joints. As novas AFs 1/6 da Yamato também têm articulações semelhantes nos cotovelos. Um detalhe interessante é a peça que recobre o cotovelo, que pode ser posicionado para encobrir a articulação do cotovelo. O ângulo de articulação dos braços ficou reduzido, mas esteticamente ficou bem mais bonito.


As articulações nos joelhos são de dois pontos, como já eram feitas nas primeiras Play Arts Kai, porém agora ao se movimentar, elas emitem um som de catraca (realmente isso mostra que a Revoltech está mesmo fazendo escola).




A figura realmente é bem articulada: são 26 pontos de articulação. É possível fazer muitas poses legais, porém o pescoço não tem muita articulação, podendo ser rotacionado para os lados, mas não pode ser inclinado para cima ou para baixo (a inclinação é bem discreta). Os pés também tem pouca articulação: não é possível inclinar para cima ou para baixo, pode ser inclinado para os lados (característica que vem das primeiras Play Arts).


Dentro de um envelope plástico vêm um mini-manual de instrulções em 4 idiomas e também um folheto (de capa negra) que acompanha uma senha para baixar conteúdo exclusivo para o jogo do PSP.

Outras figuras dessa coleção já foram anunciadas, sendo a maioria naves e rôbos que aparecem no jogo (mas em escala não compatível). Outro Snake também já foi lançado, o Jungle Fatige version que vem em trajes militares. Mas nenhum outro personagem "humano" foi anunciado.

2 comentários:

  1. Saudações.
    O review ficou muito bacana e mostra bem as características da figura. As poses também dão o clima necessário para saber como é o personagem.
    Esse Snake ficou bem caprichado. A modelagem e a pintura do rosto em especial. Se tivesse o caixote de papelão ia ficar perfeito.
    As articulações ficaram bem mais naturais que as da série Final Fantasy XIII. E o bom das articulações em catraca é que elas não ficam frouxas com muita facilidade. Interessante que essas articulações semelhantes às Revolver Joints estão presentes também na série Super Robot Chogokin. Será que a Kaiyodo está recebendo royalties?
    Tomara que eles soltem um desses com personagens de Castlevania.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela visita e comentário, Usys222!
    Realmente uma caixa de papelão em papercraft seria bem-vindo à figura, hehe. Não sei porque, mas esse tipo de articulação encaixada e com catraca parece mesmo ter virado padrão em AFs japonesas. Não tenho muita certeza se a Revoltech foi a pioneira nesse segmento, mas ela foi a primeira que eu conheci justamente por "divulgar" suas peças de articulações. Até as AFs da Yamato adotaram um sistema bem semelhante. E é muito bom ver as "evoluções" nas AFs, sejam na qualidade das articulações, sejam na escultura. Mas às vezes bate aquele pensamento: pô, se eles tivessem pensado nisso antes, tal figura poderia ser mais interessante. Ou mesmo pensar em umas reedições. Não sei se vc adquiriu Revoltechs mais atuais, mas eles também mudaram as Revolver-Joints de 4mm: ficou mais simples, com menos chance de desmontar ou quebrar. No começo até achei ruim ou que a peça era falsificada, hehe. Mas depois notei que a remodelagem dessas Revolver-Joints são justificáveis.
    Adoraria ver figuras de castlevania. E isso é bem provável, já que a square-Enix Products parece estar "monopolizando" as franquias de games para AFs.
    Falou!

    ResponderExcluir