domingo, 31 de outubro de 2010

Review - figma SP-001 Chouyusha Haruhi



figma SP-OO1 Chouyusha Haruhi (Chouyusha = Super-herói)
Personagem: Haruhi Suzumiya
Série: Suzumiya Haruhi no Tomadoi (jogo do PS2)
Criador do Personagem: Nagaru Tanigawa (Ilustrações por Itou Noiji)
Escultor: Masaki Asai
Fabricante: Max Factory
Distribuidora: Banpresto (Bandai)
Tamanho: ~14,0cm
Materiais: PVC, ABS
Preço: 10290 ienes (~U$100)
Data de Lançamento: 31 de Janeiro de 2008 (Japão)

Um breve resumo da figura: essa é a primeira figma a ser comercializada. Estrategicamente a Max Factory fez uma parceria com a Banpresto/Bandai (responsável pela distribuição) para incluir sua figma como brinde nesse pack do jogo para PS2. Assim aproveitaram a vendagem do jogo para divulgar também a nova linha de AFs figma. Oficialmente a primeira figma lançada é a figura de Yuki Nagato em fevereiro de 2008, também da série Haruhi, desta vez distribuída pela Good Smile Company.
Mas o que é "Suzumiya Haruhi"? Suzumiya Haruhi é originalmente um série de light novels (livros de romances). A série, que já fazia certo sucesso entre os leitores japoneses, teve grande repercurssão a partir da exibição da mini-série de animação em 2006 (14 capítulos), passando a ser reconhecida aqui também no ocidente. A animação corresponde ao primeiro volume da série de livros, entitulada de "Suzumiya Haruhi no Yuutsu" ou, como ficou conhecida no ocidente, "The Melancholy of Haruhi Suzumiya" (A melancolia de Haruhi Suzumiya). A história, que é uma mistura de LOST com Chiquititas, mostra o cotidiano excêntrico do Clube Escolar "Brigada SOS Dan". A série de 2006, assim como acontece com outras séries de animação japonesas, na verdade é uma introdução ao universo de "Suzumiya Haruhi", ou seja, não chega a elucidar todos os mistérios por trás dos personagens, mas serve de "propaganda" para a série de livros. Mas apesar de não apresentar um final definitivo tem um roteiro bem elaborado. Em 2009 a série foi reexibida com a inclusão de mais 14 capítulos, mas novamente com intensão de atrair o público para a divulgação do Movie animado de "O Desaparecimento de Haruhi Suzumiya".



A caixa dessa figura tem o mesmo tamanho de uma caixa de DVD, sendo bem mais grossa obviamente. Bom, faltou uma foto interna da caixa, mas por trás do forro vermelho no interior da caixa há um espaço para abrigar a caixa de DVD do jogo. Como comprei somente a figura sem o jogo, esse espaço veio vazio. Curiosamente, apesar da distribuição ser em parceria com a Banpresto (Bandai), essa caixa já apresenta características das caixas padrões das figmas, só não apresenta fotos da figura no verso, sendo apresentada uma ilustração da personagem por Itou Noiji.



A figura vem protegida em 3 proteções em plástico transparente. Como peças extras, acompanha mais 4 pares de mãos, um rosto extra, espada/lança e o suporte com haste articulada padrão (o suporte veio amarelado, pois com certeza ficou exposta sob luz direta).

360°




A figura tem um escultura muito boa. As articulações e alguns dispositivos que ainda são utilizadas nas figmas mais recentes, já estão presentes nessa primeira edição da Haruhi. Excelente pintura das peças, mesmo nos detalhes menores. Os laços nas botas são colados.



Os rostos são bem moldados e com olhos "tampografados"; são bem cativantes, mostrando a "energia" da personagem. Bom, o sistema de troca de rostos é o mesmo presente em todas as figmas: remove-se a franja e depois troca-se o rosto. Detalhe: esses dois rostos estão presentes na figma Haruhi Suzumiya School Uniform Version; talvez optaram em disponibilizar esses mesmos rostos para aqueles que não tiveram oportunidade de comprar a versão Heroína.


O laço nas costas da Haruhi é feito em material maleável, sendo articulado em duas partes (cada metade), podendo ser rotacionado para frente ou para trás. Ainda bem que é em material maleável: ainda me pergunto porque não optaram por materiais maleáveis em alguns detalhes de outras figmas, como a faixa da figma Subaru Nakajima...


A espada é confeccionada em material maleável (não sei bem porque...), apresentando pinturas metalizadas e brilhantes, que de certa forma destoa da personagem por apresentar uma pintura mais fosca. A empunhadeira é removível para ser colocada na mão. É um tanto pesada e por isso difícil de ser equilibrada nas mãos da figura (a articulação dos pulsos são meio fracos e nessa figura, ao contrários de figmas mais recentes, não acompanham mãos que vem sem articulação nos pulsos).





A figura tem ótima mobilidade, só mesmo a articulação do pulso é fraca para sustentar a lança. Notadamente Masaki Asai acumulou uma grande "bagagem" produzindo as Busou Shinki, trazendo para as figmas muitas soluções de articulações interessantes.

Agora vamos para um "tutorialzinho" de como cuidar de sua figma. Bom, enquanto estava tirando as fotos para esse review, aconteceu uma coisa bem comum aos proprietários das figmas mais antigas: a quebra do pino do pulso. Como a figura é meio velhinha, apresenta aqueles pinos com pontas esféricas para serem encaixadas nos antebraços. Isso me deixou p... da vida! Além do desespero em retirar o pino do buraco no antebraço. Para isso, utilizei uma pinça com ponta (não sei se esse ítem é comercializado facilmente por aí), fui "escavando" o resto do pino aos poucos, até retirar todo o material de dentro do furo...
Um jeito de trocar essas mãos sem o risco de quebrar os pinos do pulso consiste em desmontar as mãos para encaixá-las aos pinos dos pulsos já presente nas figuras. Para desmontar as mãos, utilizo a ponta de uma lapiseira 0.5mm. Deve-se empurrar o pino no sentido mostrado na foto.



A mão desmontada: o pino apresenta uma cabeça saliente (como um alfinete), o pino do pulso apresenta uma parte cilíndrica com furo e a mão propriamente dita. Agora vamos ao passo-a-passo com a figura:



Empurrando o pino com a ponta da lapiseira.



Agora é só posicionar a mão e encaixar o pino novamente. É presiso alinhar bem os furos da mão com os furos do pino do pulso. E uma certa dose de paciência e cuidado para não danificar mais nada...



Bem alinhados os furos, agora é só encaixar o pino até não ficar mais aparente. E assim, demontrei como trocar a mão sem o risco de se quebrar o pino do pulso. Bom, as figmas mais recentes não apresentam esse tipo de risco, já que o pino dos pulsos não tem mais essa ponta esférica e são mais facilmente retiradas e trocadas.


Meu exército de Haruhis. Ainda estou para receber a Haruhi Movie Version e a Haruhi Junior School Version. Bom, com isso é a personagem com maior número de versões na linha figma. Apesar de não ser a personagem que eu mais goste, ainda assim acho que essas figmas são muito legais, ganhando grande destaque na minha coleção. Ainda torço para uma Haruhi Bunny Version... E uma Mikuru...

Aproveitando também para mostrar as figuras que me chegaram nesse mês de Outubro:











4 comentários:

  1. Saudações.
    Uau! A histórica Haruhi versão Chouyusha! Isso que eu chamo de achado! E ela veio em bom estado, ao menos a figura, que é o mais importante. Destaque especial para a escultura do ventre. Quase aparece o umbigo.
    Pena que não veio o jogo. Ouvi dizer que ele é muito legal e tem até a dança do encerramento com o pessoal da SOS vestido de personagens de RPG.
    Essa dica da mão é muito boa. Felizmente ainda não aconteceu comigo do pino quebrar, mas agora sei o que fazer nesses casos. É que eu vou usar muito a Konata e a galera de Lucky Star.
    E vejo que você tem bastante material para o seu blog. Mas a Aldra eu também estou pensando em como vou fazer para apresentar. Com as outras deu pra enganar, mas essa vai ser difícil. Sabe como é...

    ResponderExcluir
  2. Olá Usys222. Muito obrigado pela visita e pelo comentário.

    Essa é uma daquelas figmas que eu sempre quis, mas achava que nunca conseguiria. Porem nesse mês de Outubro apareceu uma oportunidade e não tive dúvidas: comprei-a. Ainda pretendo completar a série SP, mas antes disso seria melhor comprar um PSP, pois muitas figmas dessa linha acompanham jogos do PSP. Estou planejando adquirir as figmas de "To Aru...", mas as duas são da série SP e acompanham os jogos... E como é mais fácil e econômico adquirir no lançamento, antes de virar raridade...
    Bom, essa dica de soltar a mão pelo pino já tinha feito em outras figmas, só não sei porque não usei na hora de tirar fotos dessa Haruhi: quase infartei quando o pulso quebrou. Bom, essa é a primeira vez que acontece comigo. E também é por isso que evito expor as figmas sob luz: guardo todas em armários com portas sem vidros, para evitar o ressecamento das peças e bases. Mas um problema que reparei que ocorreu com minha figma do Juohmaru de [Sakurahime]: como deixei numa pose que forçava o ombro, agora ele ficou mole e o ombro fica caido. Bom, a partir disso, parei de expor as figmas com poses que forçam as articulações para evitar o "alargamento" dos furos das articulações.

    Falou!

    ResponderExcluir
  3. Olá amigo!Parabéns pela sua Haruhi,eu tb estou louco por uma Haruhi Figma,mas embora tenham tantas versões,a que mais quero não foi lançada: a versão coelhinha...ainda espero a figma lançar uma...
    Ví que vc adquiriu a Revoltech Alice,estou louco querendo ela,vc pretende fazer review desta loli?

    Até mais.
    Serious

    ResponderExcluir
  4. Olá Dionísio/Serious. Muito obrigado pela visita e comentário. Desculpe-me pela demora em responder...
    Também gostaria de uma figma da Haruhi versão Bunny, além de uma Mikuru Bunny, hehe. Mas na falta dessa versão figma, eu tenho a versão Revoltech. Bom, acho que a Bandai vai lançar uma na linha FiguArts, que acompanha uma armadura mecânica (tipo power-load); se for mesmo da linha FiguArts, deve ter escala compatível com as figuras da Revoltech; figmas são um pouco menorzinhas. Sobre a Alice, ainda pretendo fazer um review (a intensão do Blog é esse), mas assim que minha preguiça passar, hehe. Ainda mais com esse fim-de-semana chuvoso; uso luz natural para as fotos e esse clima nublado/escuro, as fotos não ficam do meu agrado. Bom, tem mais algumas fotos dela no meu perfil lá no Tsuki-board (My figure Collection), além de alguns outros reviews que posto no fórum Limited Edition (fórum brasileiro sobre colecionismo): tem review da Leina e acho que de algumas outras QB Revoltechs da primeira série...

    Falou!

    ResponderExcluir