domingo, 5 de setembro de 2010

Review - Revoltech Yamaguchi Series Nº 079 Date Masamune



Revoltech Yamaguchi Series Nº 079 Date Masamune
Personagem: Date Masamune
Série: Sengoku Basara (game/anime)
Criador do Personagem: CAPCOM
Escultor: Katsuhisa Yamaguchi
Fabricante: Kaiyodo
Distribuidora: Union Creative
Tamanho: ~14,0cm
Materiais: PVC, ABS, Nylon, POM
Preço: 2400 ienes (~U$24)
Data de Lançamento: Novembro de 2009 (Japão)

Um breve resumo da série: Sengoku Basara (Devil King) é uma série de games, originalmente do PS2, desenvolvida pela CAPCOM. O jogo apresenta vários protagonistas, sendo um deles Date Masamune. Como o título em inglês indica, o objetivo do jogo é derrotar o rei malvado, Oda Nobunaga.


A "nova" caixa da linha Revoltech. Como muitos já devem saber, no meio do ano de 2009 a Kaiyodo reformulou sua linha Revoltech e padronizou suas caixas, mesmo os Revoltechs de séries diferentes. Com isso, as caixas ficaram bem maiores e com isso a possibilidade de mais acessórios para as figuras. No Japão, as caixas dos Revoltechs sempre vêm com uma "cinta" de papel mostrando os recentes e futuros lançamentos. Mas no ocidente, pode ser que venha sem. A "cinta" de papel é uma tradição bem curiosa do Japão, já que lá esse costume vem dos livros, para que se pudessem marcar as páginas já lidas. Mas o que isso tem a ver com caixas de brinquedo???




A figura vem bem protegida. São três proteções plásticas: uma tampa, uma proteção transparente onde fica a figura do personagem e alguns dos acessórios e o fundo em plástico preto, onde ficam as espadas e a nova base simples da Revoltech. E como a "reformulação" da série Revoltech foi boa: muitos acessórios extras interessantes. Lógico que o personagem no game já tem todos esses "modos", mas a tradução para a figura desses modos deixaram a figura muito legal.

360°




A escultura da figura ficou muito boa, apesar de eu achar as cabeças das Revoltechs muito pequenas, deixando os detalhes dos rostos quase imperceptíveis. E a figura é repleta de pequenos detalhes, todos bem esculpidos e bem pintados, considerando-se a escala da figura.


As espadas são a parte mais legal dessa figura. Date Masamune tem como característica portar 6 espadas extras, além de uma espada que ele sempre empunha. São dois porta-espadas para serem colocados no quadril da figura. Mas note que nas bainhas são apenas encaixados os punhos das espadas. Então quando vc coloca a mão "Wolverine", vc remove os "punhos" das bainhas para dar mais coerencia na figura. Vêm também uma espada com lâmina mais comprida; essa é a espada que Date costuma empunhar. Além disso vêm dois pares de espada com lâminas mais curtas e que se encaixam pelos punhos, formando uma espda de duas lâminas.


Os porta-espadas (bainhas) que devem ser colocados nas laterais do quadril de Date: exitem furos laterais e os conjuntos de 3 bainhas são conectados através de uma peça Revolver-Joint com duas articulações, permitindo que as pernas sejam movimentadas sem impedimento.





A troca de faces é um pouco estranha, e bem diferente de outras figuras Revoltechs. É preciso remover a cabeça junto com o pescoço. Colocar o pescoço "para trás" e puxar o rosto para baixo, pelo queixo. O encaixe é pela parte superior da face, encaixando-se no cabelo/capacete da figura. Ah, quase ia me esquecendo: o capacete (kabuto) vem com o símbolo de lua crescente em pintura metalizada dourada. Muito legal, porém espero que não descasque com o tempo...


Outra novidade são as mãos com articulações em pinos que podem ser movimentadas no "sentido de tchauzinho", como demonstrado nas fotos acima. Nessa figura são as mãos que empunham espada que têm essas articulações. Os outros pares de mãos tem articulações em pinos com movimentação "quebra-munheca".



E a Kaiyodo ouviu minhas preces! Finalmente um suporte melhor. Bom, na verdade adicionaram articulações e peça extras no suporte antigo, mas isso deixou o suporte mais útil, permitindo que se possam fazer mais poses para exibição. Só que o furo para encaixar o suporte tinha que ser justamente na poupança da figura??? A base simples também é bem legal, mas tem que se apoiar os dois pés da figura ao "chão" para mantê-lo em pé.

Preparar, apontar...

ATACAR!!!

Bom, as articulações Revolver-Joints continam deixando a figura meio desengonçada, mas agora nos joelhos são utilizados as peças com duplas articulações Revolver-Joints que eram usados nos suporte da Fraulein Revotech. Ainda não gosto muito das articulações empregadas para as pernas no encontro com o quadril da figura, sendo meio complicado posicionar suas pernas (deixa-las retas para frente é quase impossível). Mas com o novo suporte, a "brincadeira ficou bem mais divertida!



Um comparativo com outras figuras: com o Dante da série Yamaguchi, antes da reformulação da Kaiyodo; e com a figma (Max Factory) da Saber Alter e Fraulein Revoltech Rei Ayanami (Kaiyodo). Note que a diferença de 1 cm entre as figuras resulta em grandes diferenças: tudo depende do referencial.



É hora do pau!

2 comentários:

  1. Uau! O Dragão Caolho! O Líder de Oushuu! Azure Dragon! Estou mais acostumado com a versão Samurai Warriors (Sengoku Musou), mas gosto de Sengoku Basara também. É certo que meu personagem favorito nos dois jogos é o Yukimura, mas...
    E essa é a versão limitada? Ouvi dizer que essa versão era a que tinha detalhes em cromo.
    Parece que o furo para colocar o suporte é bastante usado em personagens que usam "ataque aéreo" (Nowa, Elina, Getter Dragon). Deve ter algo a ver com o centro de gravidade.
    As fotos da luta com a Saber Alter ficaram muito legais. A angulação em especial ficou excelente. Aquela com o Yukimura também ficou ótima.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela visita e comentário Usys.
    Eu nunca joguei Sengoku Basara ou outro jogo da série. Vontade tenho, mas me falta oportunidade, hehe. Bom, comprei 6 Revoltechs da linha Yamaguchi para variar um pouco das personagens femininas da linha figma. Não que eu não queira mais colecionar figmas ou personagens femininas, mas estava sentindo um pouco de falta de umas figuras de personagens masculinos. A princípio fiquei com o pé atrás dessas figuras, pois tenho o Dante Revoltech e ele é minúsculo. Além disso, os Revoltechs de Street Fighter On-lIne também são bem micros, mas olhando a quantidade de possibilidades resolvi me arriscar. Bom, só posso dizer que não me arrependo pois são muito legais. Logico uns defeitnhos aqui e ali, mas se tornaram peças de grande valor para minha coleção. Tem o fato deles estarem também em promoção, pois já são figuras um pouco datadas.
    A minha versão é a padrão, pois a versão "exclusiva" é uma versão branca. O Yukimura também tem uma versão branca. Todos eles tem partes cromadas/douradas, que logicamente a Kaiyodo usou como atrativo à série, mas não manteve nos outro personagens de Sengoku Basara. Agora em Agosto sairam figuras de Sengoku 3, que pretendo comprar mais futuramente.
    Quanto ao furo na poupança, acho que é mais para aproveitar o suporte antigo, pois somente assim é possível prender a haste e a base à fiura, como vc pode observar na foto mostrando ele de costas no suporte sem a nova extensão.
    E sobre as fotos finais: elas ficam assim mais por restrição de "área" para fotografar, já que uso como fundo uma placa de E.V.A. branca do tamanho da cartolina. Daí ajeito as figuras para não aparecer "o fundo" da sala, hehe ;-P
    Falou!

    ResponderExcluir