domingo, 18 de julho de 2010

Review - Revoltech QB Cattleya









Revoltech Queen's Blade 2nd Season Series Nº.009 (New Revoltech-42)
Personagem: Cattleya
Série: Queen's Blade (Game Book e Anime)
Criador do Personagem: Hiraku Kaneko
Escultor: Eiichiro Matsumoto
Fabricante: Kaiyodo
Distribuidora: Hobby Japan (Hobby Stock)
Altura: ~14,5cm
Materiais: PVC, ABS, POM, Nylon (juntas)
Preço: 2900 ienes (~U$29)
Data de Lançamento: 01 de Março de 2010

Um pouco sobre Queen's Blade:
Queen's Blade originalmente é uma série de Game Books, livros ilustrados que servem para jogar. Cada livro apresenta uma personagem, sendo que cada personagem é criada por um artista que ilustra seu conteúdo. O problema aqui é que nunca vi um Game Book de QB de verdade, somente as ilustrações internas pela internet e por isso não sei bem ao certo como é o jogo, se funciona como um RPG ou um "Super Trunfo". Terei ideia somente ao receber a minha Revoltech QB da Aldra, que como produto exclusivo virá acompanhada de um Game Book.
Queen's Blade se tornou bem popular no Japão, ganhando uma primeira temporada animada em 2009 em 12 capítulos. Essa primeira temporada não teve fim, sendo que ganhou uma segunda temporada em 2010. Na anime, a história gira em torno da personagem Leina. Cattleya aparece como uma personagem secundária, sendo uma ferreira (essa origem é dada em seu Game Book).





Após a reformulação que a Kaiyodo fez no universo Revoltech, criando o título de New Revoltech (NB) em julho de 2009, padronizando suas caixas e aumentando a escala de suas AFs, muita coisa melhorou. Não só aumentaram o tamanho da caixa, como numa caixa maior o número de acessórios extras pode ser maior. A caixa dos New Revoltech (NR) tem as mesmas dimensões das caixas das figmas da série [MGL Nanoha StrikerS], só que é um pouco mais fina. Aparentemente a série Queen's Blade substituiu a série Fraulein sendo que a partir do lançamento da Leina, a série Fraulein entrou em Stand By.
Não sei porque a Kaiyodo resolveu considerar os lançamentos da série Queen's Blade a partir da personagem Alleyne (Serie Nº.007) como uma 2ª Série, mudando as cores das caixas para tons de verde. A primeira série, cujas personagens são Leina, Airi, Echidna, Nanael, Melona e Menace apresentam a caixa em tons de vermelho. Mas o padrão da caixa foi mantido, apresentando uma janela frontal no formato de um Q e com fotos do produto na parte de trás. Na parte de baixo da caixa há ilustrações informativas sobre como manusear as articulações Revolver-Joints, mas apesar de mostrar um alicate para manusear, o correto é utilizar o alicate que a Kaiyodo desenvolveu exclusivamente para a linha Revoltech (um alicate em plástico). E como japonês adora criar lixo, a caixa vem com uma "cinta" de propagandas sobre o produto, além de anúncios de próximos lançamentos.





O blister interno que acomoda a figura e acessórios: em fundo preto padrão e uma tampa transparente. Legal que sempre na tampa, na área do rosto da personagem é feito esse formato quadrado para que se possa ver o rosto sem distorções. A figura ainda vem protegidas com pequenos plásticos, separando as partes do corpo. Além da figura, acompanha dois pares de mãos (um par para empunhar a espada), dois rostos extras (SEME MODE/Modo de ataque e MAKE MODE/Modo de derrota), uma franja extra sem óculos, a espada em duas parte (lâmina e punho), um "maiô" battle damage, a base articulada, o Revol-container, além de uma ficha laranja de 10 pontos (juntando as fichas é possível trocar por brindes).

360°:









A figura é bem esculpida e bem elaborada. Nota-se uma rápida evolução na concepção das figuras de Revoltech QB desde o lançamento da Leina e da Airi. É a maior figura da série, mas apesar disso, a série Revoltech QB não tem escala. O "maiô" é feito em material maleável. Os seios da Cattleya ainda são "macios", coisa que foi muito explorado no lançamento da figura.



A tradicional roupa em modo battle damage: em material maleável, mas bem difícil de ser trocado. Todas as figuras da série Revoltech Queen's Blade tem esse opcional; umas que "expõem" mais, outras menos.





O ideal é utilizar a haste articulada na base, mas a figura pode ser colocada de pé somente com o disco da base, por um pino que se encaixa no salto da bota direita. Esse disco da base vem sempre com as incrições "Revoltech Queen's Blade" e com o nome e o número da personagem. Infelizmente esse disco veio trocado na minha Cattleya, vindo inscrito "Series Nº.007 Alleyne".







O sistema de troca de rosto das figuras de Queen's Blade é semelhante ao adotado nas figuras da linha figma. Mas aqui a franja tem uma articulação que fica no topo da cabeça, sendo que levanta-se a franja para a troca dos rostos, sem necessidade de retirá-la (apesar disso ser possível em algumas figuras). Como nessa Cattleya vem uma franja extra sem o óculos, é possível remover a franja para a troca.



A figura vem com opção de três rostos: uma neutra, uma agressiva (SEME MODE/modo ataque) e uma triste (MAKE MODE/modo derrota). Todos os rostos vieram bem pintados, sem erros. Já a franja com óculos, achei que a pintura dos aros dos óculos poderiam ter sido pintados com maior cuidado, pois nota-se uma certa irregularidade na espessura pintada.



Para se trocar as roupas é necessário remover a cabeça e a gola. É necessário desencaixar a parte da roupa que cobre o busto e colocá-lo para trás.



Remove-se a parte superior do busto. Note que os seios são ocos e por isso, macios. Depois deve-se remover as pernas. As tiras de trás (suspensórios) é ligada a tanga roxa (fio-cheiroso) e essas tiras não são grudadas ao laço da cintura; deve-se puxá-la para baixo e remover as peças do abdómen junto com o quadril. É um sistema bem engenhoso, porém a falta de instruções dentro da caixa deixa o processo de troca um pouco difícil de ser feito.



As roupas ficam bem justas ao corpo, por isso é um tanto difícil ajustá-las ao corpo da figura. Para recolocar o maiô é necessário puxar bem a parte que cobre os bustos, mas deve ser feito com cuidado pois apesar do maiô ser uma peça única, a tanga roxa é apenas colada na parte da frente do maiô. E essa parte que cobre os bustos ficam no lugar, sendo que na parte interna dela deve-se posicionar as duas cavidades justamante sobre os mamilos para mante-lo bem fixo.



Anatomia de uma Revoltech Queen's Blade. São ao todo 16 Revolver-Joints: 3 joints de 4mm (punhos e rabo-de-cavalo), 9 joints de 6mm e 4 joints de 8mm (tórax-abdómen-quadril e joelhos).



Apesar de ser desmontável, é necessário fazer isso com bastante cuidado, pois algumas peças podem ser extremamente frágeis, como é o caso do quadri, que não é uma peça maciça. As articulações (Revolver Joints) são frágeis e devem ser retiradas com cuidado, sempre com os pinos alinhados, sem torcê-los.





A figura tem ótima articulação, podendo-se fazer uma infinidade de poses. Os acessórios extras são ótimos também, complementando muito bem. Uma coisa que algumas pessoas poderão notar é que as figuras Revoltechs são um pouco mais "moles" que outras AFs semelhantes, mas devido ao tipo de articulação. A base também não ajuda muito a sustentar as poses, que eu considero um dos pontos em que a linha Revoltech precisa urgentemente repensar.





Infelizmente a série parece ter esfriado, sendo que a Kaiyodo deixou os meses de Maio e Junho sem lançamentos para a série e a última figura anunciada foi a Aldra, com lançamento previsto para o fim de Julho. Nenhuma outra figura foi anunciada, apesar de uma nova continuação da série de game books aparecer (Queen's Blade Rebellion). Uma pena, pois gostaria muito de uma Revoltech da Risty, Tomoyo e Shizuka que passaram em branco.

6 comentários:

  1. Ótimo review, como sempre! Parabéns!

    Vejo que você dissecou completamente a Cattleya. Há um tempo você me falou que não estava conseguindo encaixar a roupa dela.

    Pelos boatos, a próxima Revoltech depois da Aldra será a Alice do Queen's Gate. http://myfigurecollection.net/figure/40624_alice

    Mas a Hobby Japan Magazine que será publicada nesta semana provavelmente terá informações concretas sobre a linha Queen's Blade/Gate. Fora o Wonder Festival (dia 25) onde a Konami irá mostrar 4 novas Shinkis.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário, Fabio!

    Tive que criar coragem para puxar bem a parte do busto do maiô... E o medo de arrebentar???
    Eu só fico meio feliz pela pausa das Revoltechs QB, pois com isso posso adquirir as novas Frauleins de EVAs (Mari, Rei e Asuka), devidamente encomendadas e no aguardo da chegada. Bom, esse final de semana fui no Festival do Japão e vi os Revoltechs Sengoku Basara em exposição: cogito muito comprá-los, pois achei muito bacana e a escala ótima! E espero mesmo mais figuras de Queen's Blade ou Gate: mas insisto em que devam ser lançadas a Risty, Tomoyo e Shizuka!
    Quero muito conhecer os lançamentos para o WF: as empresas andam muito quietas, só para nos surpreender lá no WF. E haja bolso, hehe.

    Falou!

    ResponderExcluir
  3. Saudações.
    Quando vi a Cattleya fiquei preocupado, levando em consideração as características da Revoltech Queens Blade, mas vi que você conseguiu um jeito de fazer o review. Essa foto dela se escondendo atrás da espada foi ótima! A explicação de cada pedaço também foi perfeita.
    E parabens pela seleção na Photocon! Já vi e já votei! Espero que você ganhe e prove que as idéias são mesmo o que contam!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pelo comentário, Usys 222!

    A minha intensão com esse review era justamente mostrar os aspectos da AF sem ficar expondo coisas que poderiam ser ofensivas ou constrangedoras aos visitantes. Meio difícil pensando em se tratar de QB... Talvez deva colocar algum aviso antes lá na página principal, mas ainda tenho que aprender a mexer melhor no blog. Mas vale para alertar que essas AFs, apesar do aspecto de brinquedo, são para adultos (assim como os fãs da Tamashii Nation: com alma de criança).
    A Cattleya foi uma figura incógnita para mim, se compraria ou não, pois como a série Revoltech Queen's Blade não tem escala, fiquei achando que a figura ficaria muito pequena se saisse no tamanho das outras personagens lançadas. Por escala ela ainda está menor do que deveria ser, mas deram a ela 1cm a mais em relação as outras AFs.
    E obrigado pelo voto! Acho difícil eu ganhar algo do pódium, mas de qualquer forma já fico muito feliz por conseguir ter ficado entre os 100 finalistas. Já estou até pensando no que fazer para o WonFes Winter Edition no fim de ano!
    E preciso providenciar links para os blogs de vcs, para que todos possam ver seus reviews também!

    Falou!

    ResponderExcluir
  5. Olá Bento,

    Aqui quem escreve é o Danilo(Yuedps do MFC).

    Muito bom review, alias como todos do seu site.

    Essa Figura da Cattleya é realmente bem legal, embora tenha algumas coisas que eu não gostei muito como a pintura do oculos que vc citou e o fato da espada ser muito pesada para ela carregar limitando muitas vezes algumas poses.

    me parece que com três daquelas moedinhas que vem com cada figura da linha revoltech da para trocar pelo alicate de plastico.

    Infelizmente eu não sei como trocar então eu comprei o meu, ele tem para vender nesse link se vc se interessar.

    http://www.1999.co.jp/eng/10105774

    ResponderExcluir
  6. Olá Danilo! Muito obrigado pelo comentário!

    Pois é, de ficha em ficha, já juntei 100 pontos pela coleção de QB. Preciso verificar como trocar, mesmo que eu tenha que enviar as fichas e ter que pagar os 2 fretes de ida e vinda, hehe. Pelo que li, por 100 pontos vc pode ganhar uma sacola com prêmios. Só não entendi se é surpresa o conteúdo ou se vem tudo aquilo mesmo: camisas, adesivos, um AF Revoltech, Revol-conteiners e o alicate. Ou posso trocar por uma peça metálica dourada para o Mrs. Assembler. Esse eu não quero porque não tenho nenhuma figura da linha Assembler Borg. Se bem que essa coleção me chama a atenção.
    Bom, provavelmente terei mais algumas fichas, pois encomendei 3 Sci-Fi Revoltech e entraram para minha wish-list as figuras de Sengoku Basara.
    Se eu descobrir algo interessante sobre as fichas te passo mensagem lá no MFC.

    Falou!

    ResponderExcluir