domingo, 25 de julho de 2010

Review - Play Arts Kai Snow Villiers


FINAL FANTASY XIII Play Arts Kai No.2 Snow Villiers
Personagem: Snow Villiers
Série: FINAL FANTASY XIII (Game XBox 360 e PS3)
Criador do Personagem: Tetsuya Nomura
Escultor: OOPARTS
Fabricante: SQUARE ENIX PRODUCTIONS
Distribuidora: SQUARE ENIX PRODUCTIONS
Altura: ~26,0cm (sem escala)
Materiais: ATBC-PVC, ABS, PA, TRP
Preço: 4200 ienes (~U$42)
Data de Lançamento: Dezembro de 2009

Um pouco sobre o personagem:
Snow Villiers é um rebelde contra as autoridades de Cocoon. É noivo da irmã caçula de Lightning, Serah Farron. E com isso conquistou a antipatia de Ligtning. Também é transformado em l'Cie, apresentando a marca em seu antebraço esquerdo e sua jornada inicial é em busca de encontrar um meio de trazer Serah de volta a vida.



A caixa apresenta na frente o nome da franquia e o logo da série das figuras em letras prateadas. Na parte de trás, há várias informações, como os dados do fabricante, da distribuidora, avisos de atenção, etc. Não sei se é padrão da serie Play Arts Kai, mas as caixas das figuras de FFXIII, assim como das figuras de FMA Brotherhood, apresentam artes como riscos feito a pincel japonês, combinando com o logo "Kai" (reforma em japonês) em kanji.




A figura do Snow é bem grande para a caixa; assim os pés dele não ficam envoltos pelo plástico transparente da case de proteção e chegam a encostar no fundo da caixa. Como Snow não usa armas, lutando somente com as mãos, acompanha a figura apenas um par de mãos extras com as palmas semi-abertas, além da base-suporte articulada. Acompanha também um folheto explicativo em quatro idiomas. É aconselhavel mesmo seguir as orientações do folheto na troca das mãos: puxar a mão sem torcê-la. Evitando-se assim que o pino se rompa.

360°:





O trabalho de escultura é bem feito, sendo a figura bem parecida ao personagem do game. O sobretudo é feito em material maleável (com exceção das mangas), assim como a corrente e o pano roxo na cintura.




A escultura facil é bem executada, com boa pintura dos olhos. O cabelo e a bandana marrom (que deveria ser preta) são em materiais maleáveis. A figura ainda apresenta uma pintura de barba cerrada, mas nota-se que essa pintura foi executada após a colocada da cabeça na figura: existem alguns respingos de tinta no pescoço e peito. Muitos detalhes com boa pintura no geral: zíperes, botões, cadarços das botas e até as costuras do sobretudo, tudo ainda com marcas em relevo. A corrente na cintura veio toda torcida e impossível de acertá-la.
A "saia" do sobretudo, em material maleável, apresenta uma articulação esférica de cada lado, permitindo que seja movida para o lado, além de permitir que seja levantada um pouco para trás. A articulação é um tanto "fraca" e a "saia" esquerda veio solta na minha figura, mas foi possível encaixá-la com um certo trabalho. O pano roxo na cintura é somente pintado na frente; no verso não tem pintura, com certeza para que a tinta não seja transferida para a perna.





Snow não usa armas, lutando apenas com socos. Porém no game, ao iniciar uma luta, aparece em sua costa umas marcas conforme o tipo de "dispositivo" selecionado. Nisso a Square-Enix não pensou em nada para a figura do Snow, ficando as costa sem nada. Pelo menos a figura é bem articulada, permitindo que se façam as poses "Defense" e "Provoque" do modo "Sentinel".



As novas articulações e a escolha de materiais maleáveis no sobretupo permitem que se façam muitas poses no Snow. Ainda assim, preferiria que o sobretudo fosse feito como o sobretudo da Play Arts de Sephiroth, em uma peça inteira sem essas articulações para as "saias". E apesar da figura apresentar pontos de articulação no peito e abdomen, elas são bem limitadas e sem muita movimentação. As articulações nos cotovelos, que permitem que os braços sejam dobrados em até 135°, nessa figura não ficaram esquisitas, porém a rotação na altura dos braços é que fica um pouco esquisista. Quanto as articulações dos joelhos, esses sim ficam com aspecto um pouco estranho quando dobradas.


A "garra" da base-suporte da figura do Snow é bem grande em comparação com as "garras" das bases da Lightning e Vanille, compativel com uma cintura maior do personagem. Uma pena é que essa base-suporte é realmente inútil para a figura do Snow, pois ela é uma figura bem pesada e as articulações da haste do suporte muito fracas.



Snow na Play Arts Kai Shiva Bike, sua Eldolon. É possível fazer a figura de Snow se sentar na moto Shiva, mas é possível perceber que as duas peças não têm escalas compatíveis (a moto deveria ser bem maior). Note que os braços de Snow não podem ficar esticados para segurar o guidão, assim como não é possível encaixar as mãos ao guidão. Talvez por isso a Square-Enix não divulgou fotos do Snow sentado na moto. Ainda assim, o sobretudo fica um pouco esquisito quando observado de cima.


Uma comparação de tamanhos (com a Play Arts Star Ocean: The Last Hope de Edge): Snow é a maior Play Arts Kai de minha coleção, não considerando as formas humanóides da Nyx e Stiria.

2 comentários:

  1. Saudações.

    O Snow parece bem mais caprichado. E esse tem 26 cm, bem mais alto e próximo das "dolls" do tipo Jenny, de 27 cm.
    Essa motocicleta se transforma? Eu vi um vídeo dele usando ataques com a moto e ela se dividindo em duas entidades (não tenho o jogo). Isso me lembrou as três irmãs motocicletas do filme Transformers 2.

    ResponderExcluir
  2. Valeu pelo comentário, Usys 222!

    A figura é bem grande e me surpreendeu quando chegou. O Snow é o mais legalzinho das três personagens que tenho (o review da Vanille está na boca do forno para ser publicado aqui). Uma pena é que na minha opinião, FFXIII tem o elenco menos carismático entre os jogos de RPG que já joguei. Ainda penso em comprar os outros 4 personagens lançados, mas ainda sem muita motivação, por não gostar muito da escala e por ficarem muito caras (tamanho e peso das figuras). A moto Shiva se separa nas duas irmãs, Nyx e Stiria: em moto, mede uns 50cm e cada irmã mede uns 40cm. Tenho um review publicado num fórum e assim que possível vou migrá-lo para meu blog, mas antes gostaria de dar uma arte melhor as fotos tiradas para postar aqui... Bom, quando vi a moto, logo fiquei interessado nela, já que nos anúncios da Square-Enix mostravam que elas se separavam.

    ResponderExcluir