sábado, 24 de julho de 2010

Review - Play Arts Kai Lightning




FINAL FANTASY XIII Play Arts Kai No.1 Lightning
Personagem: Lightning (Claire Farron)
Série: FINAL FANTASY XIII (Game XBox 360 e PS3)
Criador do Personagem: Tetsuya Nomura
Escultor: OOPARTS
Fabricante: SQUARE ENIX PRODUCTIONS
Distribuidora: SQUARE ENIX PRODUCTIONS
Altura: ~23,0cm (sem escala)
Materiais: ATBC-PVC, ABS, PA, TRP
Preço: 4200 ienes (~U$42)
Data de Lançamento: Dezembro de 2009

Um pouco sobre FINAL FANTASY XIII e a personagem:
FFXIII faz parte do projeto Fabula Nova Crystallis da Square-Enix, uma trilogia de jogos com enredos independentes, mas como ponto em comum o tema de cristais. Em FFXIII, são apresentados dois mundos, Pulse e Cocoon, e a relação desses dois mundos é a engrenagem da história. Nesses dois mundos, criaturas chamadas de fal'Cie podem incumbir humanos a cumprirem determinados objetivos (Focus). Os humanos escolhidos, chamados de l'Cie, recebem uma marca em seus corpos e assim são obrigados a cumprirem seus Focus. Se cumprirem são transformados em cristais; se desistirem são transformados em monstros (Cieth); e se morrerem sem cumprirem, são transformados em pedras.
Lightning é uma ex-militar de Cocoon e após ter sua irmã mais nova transformada em cristal, deserda com a intenção de encontrar uma forma de salvá-la. É também transformada em l'Cie e tem como objetivo a destruição de Cocoon, porém Lightning parece bem indiferente a isso, preocupando-se mais em encontrar um meio de recuperar sua irmã.



Essa é a terceira coleção desde que a Square-Enix reformulou a sua série de AF Play Arts. Foram lançadas anteriormente figuras de Full Metal Alchemist Brotherhood e figuras de Resident Evil 5 na linha Kai. Aparentemente a Square-Enix não abandonaria de vez a série Play Arts, sendo que a série Play Arts Kai (Kai = reformulação) seria uma série de figuras especiais (assim entituladas também de Black Label Collectors). Mas após apenas alguns lançamentos da franquia Kingdom Hearts 2, a Square-Enix parece ter mesmo abandonado a linha de figuras Play Arts, sendo que a linha Play Arts Kai tornou-se linha oficial de AFs da empresa, com constantes lançamentos. A caixa segue ao que já se adotava nas caixas das Play Arts: uma janela frontal e duas laterais. Só que agora a caixa é bem maior, pois as figuras estão maiores e não se tem mais a aba na caixa com furos para se pendurar em araras. Dimensões da caixa: 18,5x27,5x11,0cm. Infelizmente já não tenho mais nenhuma caixa de Play Arts para fazer comparações.




A figura ainda é protegida por um case de plástico transparente com tampa; atrás da figura fica a nova base-suporte. Vêm junto um par de mãos para segurar a Blaze Edge (espada-rifle), uma Blaze Edge em forma de espada e uma em forma de "rifle". Acompanha também folheto explicativo em 4 idiomas: japonês, inglês, francês e italiano. Não tem espanhol/castelhano, mostrando que a Square-Enix pouco se preocupa com o mercado latino-americano.

360°:





A figura é bem moldada e esculpida, tendo vários pontos de articulação (entre articulações e pinos de rotação). Boa parte dos materiais utilizados nas peças de roupa são feitos em material maleável, enquanto que o corpo da figura é todo em PVC rígido. O tom da pele é bem pálido, seguindo os padrões de beleza japonês.



Apesar da boa modelagem do corpo, acho que a OOParts tem, e muito, que melhor suas esculturas faciais, principalmente de suas personagens femininas. A Lightning ficou bem baranga mesmo, assim como foi a decepcionante escultura facial da Play Arts FFXII Princesa Ash. O cabelo é tradicionalmente feito em material maleável para facilitar a movimentação da cabeça e a pintura dos olhos e boca são muito bem executados. Só gostaria que ela não tivesse essa boca de peixe-morto... Em termos de detalhes, a figura é bem rica, correspondendo com a personagem original do game. A ombreira verde, o casaco, o cinto, a saia marrom, a "capa" vermelha, as cintas da bolsa na perna e as cintas do porta-arma são em material maleável. A pintura é bem executada, com aplicação de sombreamentos nas partes de vestimenta e até botões e outros detalhes pequenos. Só gostaria que a Square-Enix tivesse a preocupação de proteger partes da figura com plásticos, assim com são feitos nas figuras da Revoltech e figma; a capa vermelha manchou um pouco a costa da figura, assim como as cintas do porta-arma mancharam o quadril.


Blaze Edge versão espada e versão "rifle"





A Blaze Edge em forma de "rifle" tem algumas partes articuladas, mas que são bem mal-feitas e impossibilitam o uso adequado delas: é impossível abaixar o "cabo" e o gatilho como deveriam ficar. Mesmo assim é possível colocar nas mãos de Lightning, só não ficando na posição o dedo no gatilho. Na forma compacta, é possível colocá-la no porta-arma, mas novamente as partes articuladas mal feitas impedem que a Blaze Edge seja colocada facilmente. No game, essa forma de rifle só é mostrada nas cenas de CG; durante as lutas, a Lightning só utiliza a forma de espada; uma coisa um tanto "burra", pois no comando "Ruin" bem que a Lightning poderia utilizar essa forma de rifle para atirar...



Já a Blaze Edge em sua forma de espada não apresenta mecanismos de articulação. É até bem feita, com bom acabamento de pintura. Para colocar a espada na mão da Lightning é preciso encaixar um pequeno furo no punho da Blaze Edge a um pino na palma da mão. A Lightning só consegue empunhar a espada com a mão direita, pois a mão esquerda não tem pino e nem formato para segurar a espada.
Confesso que foi decepcionante saber que a Blaze Edge na figura não teria mecanismos para transformar de rifle para espada, mas como veio as duas opções, essa decepção foi um pouco amenizada.



Ponto positivo para a Square-Enix por reformular as articulações para dar maior mobilidade a figura, além da adoção de bastante material maleável às roupas para remover restrições de movimentação por causa delas. A Lightning possui um pino ligando o tórax com o abdómen, sendo escondido pelo cinto: essa articulação permite uma infinidade de poses no tronco, bem compatível a sua forma bem atlética apresentada no game.
Mas se por um lado as novas articulações são boas para maior dinâmica, elas, na minha opinião, também são pontos fracos na estética da figura: são realmente muito feias e esquisitas na aparência. Ponto negativo também por não se empregar nenhuma articulação nova aos cotovelos da figura, que só dobram em ângulo de 90°. Também senti falta de articulações nos punhos, pois nas figuras de FMA Brotherhood foram empregadas articulações.



Base-suporte: com certeza um ítem completamente inútil que a Square-Enix deve melhorar; é muito grande, a haste articulada parece frágil e as articulações em catraca são muito fracas para sustentar a figura. Só serve para "assegurar" que a figura já equilibrada em pé não tombe. Não dá para manter a figura em uma pose mais dinâmica, como foi apresentado em algumas fotos promocionais de FMA Brotherhood. Ela pode facilmente ser desmonada e unida a outras bases. Como não vejo utilidade nela, mantenho guardada na caixa...
A figura Play Arts Kai da Lightning é uma figura bem legal, mas carece de uma melhor escultura facial e de uma base melhor. Certo é que Lightning não tem apelo sexy ou de beleza no game, sendo uma personagem muito dura e séria... E uma foto comparativa entre a figura da Lightning (Kai) e a Play Arts FFX da Yuna: uma diferença muito grande de tamanhos! Eu prefiro o tamanho das figuras antigas.

2 comentários:

  1. Saudações.

    Seu review conseguiu cobrir todos os aspectos da figura, mencionando seus pontos fortes e fracos, assim como as articulações e materiais utilizados. Muito bom mesmo!
    Esses lábios mais protuberantes talvez tenham sido feitos tendo em mente o mercado ocidental. Pena que não deu muito certo e ficou meio esquisito. Ainda mais comparando com a capa do jogo.
    E as Play Arts Kai têm 23 cm? Então são bem grandes. Isso é mais ou menos do tamanho de uma "doll" do tipo Lica-chan. Outra série que usa esse tamanho é a vmf da Yamato.

    ResponderExcluir
  2. Valeu pelo comentário, Usys 222!

    Gosto muito das figuras e personagens da Square-Enix, mas confesso que essa série Play Arts Kai não é muito do meu agrado. Prefiro figuras menores e as articulações novas não são lá grande coisa. Bom, são divertidos para a movimentação, mas são realmente feias. Eu prefiro e muito as articulações antigas, que são ótimas para poses das figuras. Aparentemente isso deve ter sido ponto de crítica para a Square-Enix, já que nas próximas figuras Play Arts Kai de Halo Reach utilizará articulações tipo esfera, semelhantes as AcSta da GSC, actions da Yamato, MegaHouse e Revoltech. É a Revoltech fazendo escola... Bom, as esculturas da Square-Enix são ótimas nas esculturas de figuras mais baseadas em desenhos (Kingdom Hearts e FFVII), mas para esculturas de rostos mais realísticos, eles erram a mão. As figuras são bem detalhadas e isso é um ponto bem positivo, mas a falta de continuidade em suas séries é um tanto decepcionante. Espero até hoje completar as série de FFVII e FFX... E uma Fran de FFXII.
    E acho também que as figuras aumentaram seus tamanhos justamente para agradar ao mercado ocidental.

    ResponderExcluir