sábado, 10 de julho de 2010

Review - figma Reimu Hakurei




figma Reimu Hakurei (Product Number 055)
Personagem: Reimu Hakurei
Série: Touhou Project (Game para PC)
Criador do Personagem: ZUN
Escultor: Masaki Apsy (Masaki Asai)
Fabricante: Max Factory
Distribuidora: Good Smile Company
Altura: ~12,5cm (~13,5cm altura do laço)
Materiais: PVC, ABS, POM, PP
Preço: 2800 ienes (~U$28)
Data de Lançamento: Janeiro de 2010
Vendagem Exclusiva

Um pouco sobre Touhou Project:
Touhou Project é uma série de game "shoot'em up" (shmup) para PC, produzida de forma independente por uma equipe de um homem só, conhecido como ZUN. Touhou Project estreiou em 1996 e até hoje é produzido, tendo uma grande legião de fãs. Além dos jogos shmup, existem jogos de luta com as personagens da série, alguns mangás e romances. Reimu Hakurei, uma das principais protagonistas da série, é uma miko (sacerdotiza shintoista) do templo Hakurei, exterminadora de demônios e responsável por manter o equilíbrio de Gensokyo (mundo fictício onde são ambientados os jogos).



Fiquei surpreso ao receber essa figura, principalmente por causa do tamanho da caixa: mesmo tamanho das figmas da série [Magical Girl Lyrical Nanoha StrikerS]. A caixa traz artes representando um templo (possivelmente um omiya - templo shintoista), porém, ao contrários de outras figmas, não há nenhuma arte na janela da caixa.



A figura dentro do case plástico: acompanha duas faces extras, uma com expressão agressiva e outra "relaxada", uma vassoura de bambu, uma garrafa de saquê, uma mão com sakazuki (copo típico para beber saque), um copo de chá (yunomi), uma varinha de reza shintoista, uma mão direita com ofuda (papeis/amuletos com encantos/mantras para afugentar maus espíritos), uma mão esquerda com três ofudas, além de 7 mãos extras com poses diversas (4 direitas e 3 esquerdas), base articulada e dois rótulos adesivos para colar na garrafa de saquê. Ponto positivo para os pinos das mãos que não tem esferas nas pontas, que facilitam a troca das peças.

360°:





A figura é muito bem feita, muito semelhante às ilustrações da personagem. Ponto forte da figura está no ótimo trabalho de modelagem das roupas: com muito movimento, dando bastante dinamismo. A figura tem poucos pontos em material maleável: somente a gola da camisa e as pontas dos cabelos abaixo dos enfeites vermelhos. O trabalho de impressão das estampas na borda da saia vermelha, nas bordas do laço e na gola é muito bem feito, sem erros. Somente as pinturas das fitas vermelhas nas mangas brancas que são um pouco falhas, não cobrindo todos os contornos esculpidos nas peças.
Infelizmente a minha figura veio com algumas pequenas manchas escuras: na parte de trás da camisa, do lado direito, no laço direito e em alguns pontos do babado branco da saia.


Rosto com a qual a figura vem, sorrindo, muito bonito: a impressão dos olhos é bem feita com as íris em duas cores. Com a mão que veio para segurar a varinha de reza shintoista, também muito bem moldada e com bastante movimento.


Rosto extra com expressão agressiva: também com olhos muito bem impressos. Os amuletos (ofudas) também apresentam os mantras bem impressos, sem defeitos aparentes. Os ofudas, que nas mãos da figura parecem mais como plaquinhas devido a escala, na realidade deveriam ser folhas de papel.


Rosto extra com expressão relaxada. É um rosto bem engraçado. Pena que na minha figura veio um pelo de pincel grudado à tinta da bochecha direita (tentei tirar delicadamente, mas não sai). As mãos que servem para segurar o copo de chá (yunomi): parecem que seguram bem o copo, mas na verdade não; o copo fica solto mesmo e por isso basicamente só é possível deixar nessa posição (com uma mão sempre embaixo do copo). Uma coisa bem legal desse copo é que o seu interior é preenchido com plástico verde transparente, dando a impressão de ser chá verde mesmo. Só fica faltando o vapor, pois japonês que é japonês só toma chá verde quente.


Uma coisa sobre o rabo-de-cavalo e o laço da figura: as duas peças são removíveis para facilitar a troca das faces (isso é essencial, já que o laço do cabelo é feito em material rígido e por isso, frágil). O rabo-de-cavalo vem preso a uma esfera na ponta de um pino transparente, permitindo que seja girado e inclinado, para se dar impressão de balançar ao vento. Outra coisa que se pode notar nas fotos: o pino da base articulada encaixa até o fundo do furo nas costas da figura, ao contrário do que acontecia a algumas outras figmas mais antigas.



O rosto com expressão relaxada também combina bem como uma expressão de bêbada... A sakazuki tem pintura esmaltada vermelha (como as reais) e vem grudada a uma das mãos (tomem cuidado ao manusear, pois a sakazuki pode soltar... aconteceu comigo...) e a garrafinha de saque vem com a tampa pintada de dourado, como as reais que tem tampa em alumínio. O rótulo oval é impresso na garrafa, enquanto que o rótulo quadrado é adesivo e vem em uma cartela para ser colado (vêm dois adesivos).


O fundo da caixa ainda vem com uma área destacável (símbolo yin-yang) para ser usado como cover-skin para di:stage. Engraçado é que apesar de ter o pontilhado para destacar e marcas para dobras, não tem marcação para os furos das bases di:stages.




A saia vermelha mais a saia branca com os babados deixa o quadril bem pesado e isso impossibilita algumas poses. As mangas compridas, apesar de belas e com movimentos, também impedem algumas poses. Mas ainda assim o sistema figma e a base articulada permitem uma variedade de poses. O tronco da figura tem dois pontos de articulação: tórax (camisa) com o abdomen e abdomen com o quadril. Apesar das saias pesadas, ainda é possível deixar a figura em pé sem ajuda da base.


Note nas fotos que por baixo da saia vermelha existe mesmo uma saia branca; o babado branco é emendado e ela vem vestida com uma ceroula.

3 comentários:

  1. Mais um review ótimo, com fotos muito boas como sempre. Você capricha muito bem nas poses!

    Arrependo-me um pouco de não ter comprado a Reimu e as outras Figmas do Touhou. Apesar de serem exclusivas, não estava tão difícil de encontrá-las...

    ResponderExcluir
  2. Saudações.
    Hum! Mais uma vez, as poses conseguem representar muito bem a personagem. As fotos com a Reimu estirada no chão com o sake são ótimas.
    Essa expressão "relaxada" é uma preciosidade. Quando anunciaram, achei que só teria na versão Nendoroid, mas colocaram na figma também. E ela tem direitinho a marca registrada da série Touhou: as ceroulas.
    Tomara que um dia soltem um desses da Aya e da Cirno.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Fabio,
    Sabe, fiquei interessado nas figuras de Touhou depois que ver fotos das Completed Models Marisa e da Reimu no seu blog.
    Não tinha muita esperança de comprá-la quando descobri que seria venda exclusiva. Mas além da Reimu, consegui a Marisa Kirisame. Quem sabe consigo a Sakuya que lançarão em agosto. Infelizmente é sempre por venda exclusiva em lojas de game ou nos eventos, mas acho que a tiragem é bem numerosa e por isso não tão raras assim. Só difícil mesmo de achar para comprar e com o tempo sempre aparecem uma ou outra para venda.

    Obrigado Usys 222,
    Rostos cômicos são sempre muito legais para as figuras, pena que são pouco explorados nas figmas ou mesmo outras Actions Figures. Nendoroid parece explorar rostos cômicos melhor ou mesmo acessórios engraçados. Apesar de nunca ter jogado os jogos shmup de Touhou, somente os jogos de luta da série, gosto realmente dos characters designs dos personagens e qualquer lançamento de figmas da série serão sempre bem vindas; o único inconveniente é mesmo a venda em sites especializados.

    ResponderExcluir