domingo, 4 de julho de 2010

Review - figma GOLGO 13



figma GOLGO 13 (di:stage Included Item; Product Number 042)
Personagem: Duke Togo (Golgo 13)
Série: GOLGO 13 (mangá)
Criador do Personagem: Takawo Saito
Escultor: Masaki Apsy (Masaki Asai)
Fabricante: Max Factory
Distribuidora: Good Smile Company
Altura: ~15cm
Materiais: PVC, ABS, POM, PP
Preço: 3800 ienes (~U$38)
Data de Lançamento: Agosto de 2009
Um pouco sobre a série:
GOLGO 13, que é o codenome do protagonista, narra as histórias de Duke Togo, um assassino de aluguel. Misturando fatos reais à ficção, as histórias são cheias de conspirações e mistérios, principalmente sobre o prórpio protagonista, cuja identidade e passado são completamente desconhecidos. Escrita por Takawo Saito desde 1968, ainda continua sendo publicada na revista mensal Big Comic (Editora Shogakukan - Japão). As compilações das histórias de GOLGO 13, tankobons publicados pela LEED Co., já atingiram 155 volumes. No Brasil, a Editora JBC publicou três volumes de GOLGO 13 em peridiocidade bimestral, com compilações das melhores histórias da série.
A caixa dessa figma segue os tamanhos das figmas da coleção [Magical Girl Lyrical Nanoha StrikerS], mas é um pouco mais espessa por causa do di:stage que acompanha a figura. Já virou tradição das caixas dos produtos figmas nas janelas frontais sempre apresentarem artes: neste caso, uma simulação de um buraco de tiro em vidro.
O di:stage junto com os cenários em papercraft vêm acondicionados na parte de trás do fundo vermelho. A figura sempre muito bem acondicionada nesse case plástico, mostrando sempre os ítens extras. Na foto o boneco Golgo já está sem os plásticos que protegem o boneco.
O pacote de di:stage que ainda mantenho fechado e o cenário de um motel em papercraft para ser montado. Se montados, devem ficar assim, como nas fotos do site oficial:

Acompanha também vários plásticos para serem usados na janela do cenário, alguns com tiros. Acompanha também algumas onomatopéias para serem colocadas nas hastes do di:stage.
Além da tradicional base-display, acompanha um rifle/fuzil M16, um revólver 38, uma maleta, um charuto, oito pares de mãos, uma mão para segurar o charuto e um rosto extra. Uma coisa muito boa dessas mãos é que os pinos de encaixe são retos, sem aquelas bolinhas nas pontas dos pinos que dificultavam a troca das mãos da figura.
360°:
A figura é bem proporcional aos desenhos do mangá. Sinceramente não sei dizer se essa figura foi inspirada em algum capítulo em especial ou inspirada na animação.
O terno que veste o tronco do boneco é feito em material maleável para permitir alguns movimentos, incrivelmente no mesmo tom dos braços e das pernas, que são em material rígido. O terno é bem moldado, com bolsos, botões nos punhos das mangas, marcas de dobras no tecido e os vincos da calça. Note as abas nos ombros; à primeira vista meio estranhas, mas servem para esconder as articulações nesses pontos. De frente, com os braços esticados, pode-se ver as articulações em disco tradicionais da série figma. Nas costas, o tradicional furo para se encaixar a base-display. E nas pernas, pode-se ver as articulações em discos, que nas figuras masculinas geralmente são bem maiores que nas figuras femininas, por motivos óbvios.
Uma curiosidade na figma do Golgo é que ele apresenta pouca mobilidade na cabeça; pode-se rotacionar a cabeça, mas bem pouco, comparado a outras figmas. Além disso, não é possível abaixar sua cabeça, mas o pescoço da figura apresenta uma articulação extra na junção do pescoço ao tronco, para abaixar o pescoço para frente, que pode ser visto na nuca como na foto logo abaixo:

As esculturas dos rostos ficaram muito boas: o rosto normal foi muito bem esculpido e os olhos, sobrancelhas e cabelos pintados sem falhas. Somente as "riscas" da maçã do rosto tem pintura, mas todos os relevos dos queixos e da face foram cuidadosamente esculpidos. A figura acompanha um par de mão (uma esquerda e uma direita) para segurar o revólver. É dificil de se colocar a arma, já que o dedo indicador para o gatilho dificulta a colocação.
O rosto extra, com os dentes cerrados bem pintados: meio difícil de se trocar, pois é difícil encaixar e tirar essa face. E nessa figma uma coisa interessante: não é necessário retirar a "franja" para se trocar a face, pois parte do cabelo é moldado e pintado diretamente na face. Achei interessante o charuto e a mão específica para segurar o charuto virem como peças separadas, já que geralmente mãos segurando objetos pequenos são moldadas como peças únicas; e apesar do charuto vir separado da mão, essa mão não apresenta outra finalidade além dessa. Achei meio difícil colocar o charuto no vão do dedo (buraco); fiquei com medo de quebrar o charuto.
Em termos de movimentação, acho as figmas muito boas para se fazer poses e essa figma de Golgo não é exceção. Só não tem boa articulação nos pés (não dá para inclinar os pés para frente ou para trás, somente deixá-los levemente inclinados para os lados). A figura é um tanto pesada para a haste dobrável da base, não sendo possível colocá-lo no ar sem apoio nenhum de uma parte do corpo no chão. Bom, dobrando seus membros as articulações ficam mais visíveis mesmo, mas já estou acostumado com isso. É um pouco difícil colocar a maleta na mão, mas para facilitar, a alça da maleta pode ser retirada para facilitar a colocação.

O revólver calibre 38 e o rifle/fuzil M16. O rifle/fuzil M16 pode ser facilmente desmontado em quatro partes e ser acondicionado na maleta, dentro desses espaços nas espumas. Bom, não tenho conhecimento em armamento, mas achei o rifle/fuzil e o revólver muito bem feitos e detalhados.
Vêm como peças extras uma mão específica para segurar no gatilho do rifle, com leve inclinação da mão em relação ao punho (as mãos para segurar o revólver são retas) e outra para segurar a parte da frente do rifle.
"E aí, gatinhas?!"

3 comentários:

  1. Cara... Estou muito impressionado. Este review está espetacular! Além de explicar muito bem as características da figure, suas fotos estão em um nível profissional.

    É legal ver figures de personagens masculinos para variar um pouco, hehehe. Eu nem lembro mais como era o OVA do GOLGO 13 que eu assisti há uns 10 anos (no mínimo).

    Quero ver mais reviews! Você está de parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Saudações.
    Uau! Golgo 13 para o primeiro Review. Isso que eu chamo de um tiro certo.
    Esse rifle M16 é ótimo! Apesar de pequeno é bem detalhado. E ainda é capaz de se separar nos componentes. Isso que eu chamo de um bom trabalho.
    O review é bem detalhado e cobre todas as características da "figure". As fotos também são muito bem tiradas. As articulações da "figure" também foram bem exploradas.
    Agora, Golgo 13, Ein e Canaan juntos? Quer matar quem? Ou melhor dizer, quem já morreu?

    ResponderExcluir
  3. Valeu pelos comentários, pessoal. Achei essa figma uma boa aquisição para minha coleção.

    ResponderExcluir