domingo, 8 de agosto de 2010

Review - Play Arts Kai Shiva Motorcycle (Stiria e Nix)


FINAL FANTASY XIII Play Arts Kai Shiva Motorcycle (Stiria e Nix)
Personagem: Shiva Motorcycle (Stiria e Nix)
Série: FINAL FANTASY XIII (Game XBox 360 e PS3)
Criador do Personagem: Tetsuya Nomura
Escultor: OOPARTS
Fabricante: SQUARE ENIX PRODUCTIONS
Distribuidora: SQUARE ENIX PRODUCTIONS
Comprimeto Versão Moto: ~51,0cm
Tamanho das personagens: ~40,0cm
Materiais: ATBC-PVC, ABS, PA, TRP
Preço: 20790 ienes (~U$200)
Data de Lançamento: Março de 2010 (Japão)

Um breve resumo: quem já jogou RPG sabe que a maioria trata de aventuras épicas com uma mitologia própria. É tradição da franquia de Final Fantasy trazer entidades/criaturas mágicas chamadas de Eidolons (em alguns jogos da série são chamados de Summons) e que curiosamente, apesar da maioria dos jogos da franquia não serem relacionados entre si, com raras exceções, os nomes dessas criaturas geralmente são as mesmas, mas diferindo nos seus aspectos visuais.
A história de Final Fantasy XIII trata dos mistérios envolvidos nas pessoas que são transformadas em l'Cie e precisam cumprir um determinado objetivo (Focus). Os Eidolons aparecem para alguns seletos l'Cies, para ajudá-los em sua jornada.
Stiria (de pele negra) e Nix (de pele azulada) são as Eidolons de Snow Villiers e aparecem no Capítulo 3 do jogo (The Twin Sisters). Elas se juntam e se transformam na moto Shiva: daí é só sair atropelando e jogando poeira nos inimigos.



É uma caixa bem grandona: 20x25x57cm. E com a figura, até bem pesada: ~1,60kg. A arte segue os padrões das caixas das figuras da mesma coleção, Lighting, Snow e Vanille, mas é utilizado papelão grosso, assim como são as caixas das FFVII Play Arts Cloud Strife e Hardy Daytona e FFVII AC Play Arts Cloud Strife e Fenrir. Aliás, essa moto Shiva não acompanha o Snow, sendo ele vendido separadamente. O forro interno é azul no mesmo tom que o azul utilizado externamente.
É a única figura da minha coleção que mantenho na caixa, mas por motivos de falta de um bom lugar para expô-la (sabe como é, apesar da minha coleção ser composta só de AFs, na maioria de 13cm, meu espaço para guardá-las acabou... não que isso me impessa de adquirir mais figuras). Bom, a caixa tem, além da janela frontal, uma superior e duas laterais. As laterais são só decorativas ou para iluminar o interior mesmo, pois não mostram nada. A proteção plática é bem pensada, acomodando bem a moto e as bases para apoiar as figuras separadas. E a Shiva vem bem presa à proteção plástica, em um monte de arames duros.







Na forma de moto tem aproximadamente 50cm de comprimento. Achei muito legal o conceito da moto, não sei se é original; mas para mim, um dos maiores atrativos de FFXIII foram os vídeos mostrando os Eidolons se transformando e quando anunciaram a figura da Shiva, com a possibilidade de separá-las em Nix e Stiria, fiquei muito interessado em comprá-la.
Gostei muito da riqueza de detalhes e da grande proximidade com a arte original de FFXIII. Acho a pintura bem bonita e o aspecto metalizado das peças é muito legal, ainda mais as partes envelhecidas em tom acobreado. Só não gostei muito da quantidade de borrões em algumas partes. Pô, Square-Enix, chamar a coleção de Black Label Collector... deveriam ter um pouco mais de capricho. Muitas peças de enfeite são feitas em plástico maleável, sendo que um material rígido seria mais indicado. Outro ponto que não gostei foi que muitas peças poderiam ser de encaixe para facilitar a "transformação" das personagens na moto.
Uma única falha: no jogo, os pneus da moto apresentam o centro luminoso em azul; na figura, apesar dos pnues serem emborrachados e apresentarem relevo semelhante às artes do jogo, ele é inteiro preto, sem a faixa central dos pneus com alguma pintura imitando a iluminação azul.







Separadas, Nix e Stiria têm aproximadamente 40cm de altura. Não ficam em pé sem os apoios, sendo que devem ser apoiadas nas bases que vieram. Engraçado que o apoio da Stiria é bem mais alto, mas apoiadas as figuras, elas quase ficam na mesma altura. Apesar de ter muitas articulações, não tem muitas opções de pose, pois elas devem ser colocadas em seus apoios pelas rodas em suas cabeças e sem apoio de um dos pés, elas tombam facilmente.






STIRIA: como a parte superior da cabeça é a frente da moto, junto com a roda, a figura não apresenta muita movimentação no pescoço, somente apresentando uma leve rotação no pescoço para os lados. A escultura facial é bem simples, porém bem bonita. Também apresenta uma boa pintura do rosto. As hastes dos guidões são somente encaixadas e articuladas, e na forma humanóide da Stiria, essas hastes devem ser levantadas. Os freios também são articuladas. Uma pena que na minha figura uma das haste do guidão veio meio frouxa e não fica muito firme ao ser colocada para cima. Os enfeites no braços e antebraços são soltos, porém não há com retirá-los, mas podem ser rotacionados para melhor posicionamento. Olhando de frente, nota-se que um dos enfeites do braço, próxima ao ombro, veio um pouco torto. As mãos da Stiria também não tem muita movimentação e somente podem ser levemente rotacionadas. Exitem também umas garras/esporas próximas aos cotovelos que têm articulações, porém não sei a finalidade dessa articulação. Essas articulações não têm finalidade na transformação e no game não lembro de nada que ela faça com essas garras/esporas.







Ela tem duas barbatanas (ou asinhas) em suas costas em material maleável que também veio um pouco tortas e enfeite na parte traseira do quadril; preferiria que essas peças pudessem ser soltas para facilitar o manuseio no encaixe da Nix. O sistema adotado pela Square-Enix para as articulações no quadril são bem ruinzinhas (duras e de difícil manuseio) e as peças parecem não ter sido bem confeccionadas pois a articulação da perna direita com o quadril enrosca e até veio solta (deve ter se soltado na montagem). Essas articulações permitem afastar as coxas da bacia, permitindo que se transforme em moto. E também tem uma leve articulação entre o busto e o abdómen. Fico impressionado na minuciosa elaboração do character design: na parte interna na altura dos cotovelos vem com peças que parecem ser freios de pastilhas quando dobrados na forma de moto. Bom, como pode-se notar, não é possível deixá-la de pé sem o auxílio do apoio, impedindo variações de poses, principalmente quanto ao uso das articulações das pernas.






NIX: a parte da cabeça também é a parte traseira da moto e como é pesada, a figura não aprsenta muita movimentação no pescoço, somente permitindo uma leve rotação para os lados. Ela vem com duas viseiras intercambiáveis. O encaixe dessa viseira é bem feio, parecendo um plug no meio da testa, não sendo possível deixá-la sem nenhuma viseira. Pena que o encaixe não seja lá muito bom, pois fica um pouco torto e meio solto. A viseira "tapa-olho" infelizmente é bem justa para o rosto da Nix e isso arranhou a pintura roxa sobre o olho esquerdo quando troquei pela primeira vez. Achei ela meio vesguinha. Engraçado que a roda da Nix parece ser um pouco mais grossa, pois ela não se encaixa muito bem no apoio dela (bom, a Stiria encaixa perfeitamente nos dois apoios). Infelizmente a roda não se solta; no game a Nix utiliza a roda como bumerangue. Ao contrário da Stiria, Nix apresenta mãos que podem ser dobradas para baixo.






O enfeite em forma de coroa na cabeça é bem delicado. Os enfeites nos antebraços e braços também posem ser rotacionados. Também como a Stiria, Nix tem poses limitadas por causa do sistema de apoio à base.






No geral, gostei muito dessa AF, apesar das articulações para a transformação em moto ser bastante falha. A Square-Enix Products parecia caprichar mais na sua antiga linha Play Arts, talves por serem figuras mais simples, sendo que os personagens mais recentes de FF são muito cheios de detalhes (eu gosto mais do tamanho das figuras antigas, aliás, prefiro AFs menores). Não pretendo comprar a Play Arts do Odin (Eidolon da protagonista Lightning)... apesar de ter ainda uma leve dúvida se deveria ou não..

6 comentários:

  1. Saudações.
    Puxa! Essa(s) ficou(aram) muito bem feita(s)! Mas como eu disse em outra ocasião, elas me lembram muito as três irmãs motocicletas do Transformers 2. Curioso é que as motocicletas de Transformers também tinham um mecanismo de combinação nos desenhos de conceito, mas que foram omitidos no filme e nos brinquedos (embora os conectores existam). As marcas no corpo da moto também são parecidas. Desnecessário dizer que as irmãs Shiva são bem mais bonitas.
    O modo combinado não parece ter problemas. E posso ver que ela é bem grande e cheia de detalhes. O "design" é bem Final Fantasy mesmo. Parece até um desenho do Yoshitaka Amano.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela visita e comentário! Essa figura da Shiva é uma das peças que mais me chamou a atenção na nova linha da Square-Enix. É muito bonita, mas acho que peca um pouco no sistema de união das irmãs em moto: é meio difícil de ser encaixado e até mesmo de soltar. Uma das pernas da Nix veio solta, assim como uma peça interna da coxa da Stiria. Acredito eu que por culpa da dificuldade de encaixe. Também tem a dificuldade de manuseio: as peças nas costas da Stiria atrapalham para vc segurá-la e bem que poderiam ser soltas. Infelizmente em uma dessas vezes que fui manuseá-la, uma peça das costas deu uma trincada e fiquei muito bravo com isso... Bom, eu também tinha essa impressão de que essa moto não é tão original assim; mas não lembro muito de Transformers, ainda mais de personagens femininas da série. Só lembro daquele carrinho rosa que aparece no longa animado em que o Optimus morre. E infelizmente acho que o character design não é de Yoshitaka Amano e sim de Nomura Tetsuya. O concept art das irmãs Shiva também não foram ilustradas por Amano e sim por um/uma tal de Chikako, que eu desconheço quem seja, porém ficou muito legal. Amano no FFXIII só foi responsável pela arte do logo, tradicionalíssimo aliás na série FF. Uma pena é que no jogo mesmo os Eidolons não ajudam muito; particularmente raras foram as vezes que usei eles, além de não entender muito como utilizá-lo no jogo... :-P

    ResponderExcluir
  3. Bom, mesmo com todos esses problemas não dá pra negar que é(são) bonita(s). E o desenho não é do Yoshitaka Amano, hein? Isso é novidade para mim. Eu até imaginava o logo do Final Fantasy no meio das duas em uma semi-transformação. Pelo menos o(a) outro(a) desenhista é competente.
    O que você fala do FF XIII bate com tudo o que eu ouço falar do jogo. Será que ele não é um tutorial para as outras versões do XIII que vão sair? Parece eles iam lançar uma versão chamada Versus e outra chamada Agito.

    ResponderExcluir
  4. Excelente review. ^_^ Uma pena que achei-a muito cara, e tive uma certa decepção com a linha Play-Arts recentemente, então nem me interessei em pegá-la. Até porque não gostei muito dos Eidolons no XIII.

    Usys, Versus e Agito não tem relação direta com o XIII. Então não tem como ele ser um tutorial. O próprio sistema de batalha irá mudar.

    ResponderExcluir
  5. Usys 222 e Syftner,
    Obrigado pelas visitas e comentários!

    Pois é, FFXIII Versus (PS3) e FFXIII Agito (PSP) não são relacionados entre si; só têm a mesma temática que são os cristais (Nova Fabula Crystalis). O sistema de FFXIII com certeza se assemelha a FFX-2 por ter o mesmo diretor de jogo; FFXIII Versus terá sistema diferente, assim como Agito, pois os diretores de jogo são outros. Só não lembro se o mesmo de FFXII e Kingdom Hearts. Bom, acho que a Square-Enix só resolveu fazer essa "trilogia" para respeitar o ego de cada diretor...

    Usyss 222, FFXIII tem os 10 primeiros capítulos como um longo tutorial porque é muito linear e a escolha de personagens ser muito restrita, além de que uma maior opção de ações dos personagens só aparecem a partir do capítulo 10 mesmo. Talvez a ideia era fazer FFXIII mais longo, mas por pressão do mercado, lançaram desse jeito mesmo. Ao contrário de FFX, os Eidolons (paralelos aos Summmons) em FFXIII são muito mal aproveitados. Além do enredo corrido e até meio esquizofrênico.

    Syftner, também estou meio descontente com a série Play Arts Kai: falta ainda um pouco de capricho nessas AF. Engraçado é que a Square-Enix já mostrou bastante qualidade nas figuras de Kingdom Hearts (principalmente o Volume 2), em FFVII (game) e FFX. Mas a reformulação Kai com certeza decepciona mesmo: os preço são salgados e não vejo uma melhora nas esculturas; algumas articulações parecem realmente feitas de forma apressadas, dando aspectos até bem feios às figuras. Espero ver eles melhorarem e muito em seus próximos lançamentos. Ou espero que a SE libere as franquias para a Max Factory ou Revoltech, coisa que duvido muito...

    ResponderExcluir
  6. Opa
    Fala ai Bento

    Po vc sabe me dizer onde posso comprar elas aki no brazil ??
    pois as shivas serao meu presente de aniversario que é em dezembro ....
    po se puder me ajudar me adiciona ai por favor e ate pra trocar ideias sobre coleção
    pois sou colecionador tb
    meu msn william_rj_rm@hotmail.com

    ResponderExcluir