domingo, 1 de agosto de 2010

Review - Play Arts Kai Oerba Dia Vanille


FINAL FANTASY XIII Play Arts Kai No.3 Oerba Dia Vanille
Personagem: Oerba Dia Vanille
Série: FINAL FANTASY XIII (Game X-Box360 e PS3)
Criador do Personagem: Tetsuya Nomura
Escultor: OOPARTS
Fabricante: SQUARE ENIX PRODUCTIONS
Distribuidora: SQUARE ENIX PRODUCTIONS
Altura: ~22,0cm
Materiais: ATBC-PVC, ABS, PA, TRP
Preço: 4200 ienes (~U$42)
Data de Lançamento: Dezembro de 2009

Um pouco sobre FINAL FANTASY XIII e da personagem:
FFXIII perde um pouco do brilho por apresentar uma história um tanto quanto confusa. Com certeza a história é bem complexa, mas é carregada de excesso: boa parte do que você precisa para entender da história é contada através de "jornais" (textos), em vez de serem apresentadas em CGs ou no jogo em si. Além disso, os fatos que antecedem o início da "jornada" são contados em flashbacks fora de ordem, deixando o que já era difícil de entender ainda mais confuso. FFXIII também apresenta algumas apostas erradas de jogabilidade, trazendo de volta um sistema semelhante ao apresentado em FFX-2 e uma trajetória de jogo do 1º capítulo ao 10º como um longo tutorial (levando em conta que o jogo é dividido em 13 capítulos, o jogo é bem monótono até o 10º e se desenrola de forma muito rápida nos três últimos, mas nada que chegue a empolgar de verdade). E na minha opinião, infelizmente FFXIII tráz um elenco com pouco carisma, com poucos pontos interessantes nas personalidades de seus protagonistas, além de apresentarem vilõezinhos e personagens secundários como meros figurantes (boa parte deles você vai acabar se esquecendo após terminar o jogo).
Vanille é nativa de Pulse, moradora da Vila de Oerba. Ela é uma l'Cie que se transformou em cristal e após longos anos desperta em Cocoon. É uma das personagens que apresenta grande importância no enredo e está ligada diretamente aos acontecimentos do jogo.



A caixa segue o padrão das outras figuras da série, com o nome da franquia e o logo da série das figuras em letras prateadas na frente. Na parte de trás, informações e fotos variadas da figura. Traz o "fundo" do interior da caixa em cor, que tradicionalmente é diferente para cada personagem/figura da série, no caso da Vanille é laranja.




A figura vem acompanhada com um par extra de mãos e de duas Binding Rod (uma na forma fechada e outra na forma aberta), além da base suporte. Acompanha também folheto de instruções em 4 idiomas: japonês, inglês, francês e italiano.

360°:





É uma figura bem interessante e acompanha muito dos detalhes da personagem no jogo. As correntes de missangas, a pele na cintura, a saia e bolsa na cintura, tudo em material maleável.



No quesito escultura facil, essa figura não ficou nada parecida à personagem, apesar do rosto não ter ficado feio. Confesso que essa escultura deixou a personagem com uma aparência bem mais adulta do que a personagem é no jogo. As duas chiquinhas são em material maleável e apresentam rotações, permitindo que a cabeça seja movimentada sem restrições. Todos os detalhes das correntes de missangas são bem pintados, um trabalho que deu um resultado muito satisfatório. O colar de missangas e as pulseiras em ambos os braços foram moldadas como peças individuais; no caso das pulseiras, é possível removê-las. Apesar de ter boa quantidade de detalhes, faltou a marca l'Cie em uma das coxas da personagem.



Binding Rod na forma aberta e na forma fechada (para transportar nas costas da Vanille). Confesso que nas primeiras fotos promocionais, achei que tanto a Blaze Edge da Lighting e o Binding Rod da Vanille aprentariam articulações para "fechar" as armas. Pelo menos a Square-Enix incluiu as duas formas de ambas as armas. As duas formas do Binding Rod apresentam a parte inferior marrom (parte trançada) em material maleável, sendo o restante em material rígido. Do ponto de vista do jogo, nota-se que foi pensado muito no conceito das armas de FFXIII, porém tais conceitos foram simplesmente desperdiçados na jogabilidade do jogo. O Binding Rod que no início do jogo é também usado como um chicote, ao longo do game mostra se tão desnecessário pois Vanille basicamente só é útil em termos de magias.




O conjunto de mãos é bem interessante, permitindo que Vanille segure a Binding Rod com algumas variações. A forma fechada do Binding Rod pode ser colocado nas alças que estão na parte de trás do quadril da Vanille.



A figura apresenta boas articulações, só acho que ela mereceria um sistema mais elaborado de articulação entre o busto e a barriga, que nesse ponto não apresenta nenhuma articulação. A rotação da cintura é feita em ângulo, dando uma inclinação ao tronco quando essa é girada. Bom, as articulações dos braços são as tradicionais (movimentação até 90°), enquanto que os joelhos apresentam as articulações novas. Horríveis na minha opinião.


A base com haste articulada, que se prende como uma garra na cintura da figura. A garra articulada tem as mesmas dimensões que a garra da figura da Lightning. É possível desmontá-la e unir com outras bases da linha Kai, porém, como comentado em outros reviews, a base é muito instável e a haste articulada não tem resistência para manter as figuras em posições dinâmicas.


Outro ponto negativo é que em termos de escala, Vanille ficou muito grande, tendo quase o mesmo tamanho que a Lighting. No game, Vanille nitidamente é bem adolescente, enquanto que essa figura dá a ela um ar mais adulto. Acho que as pernas ficaram muito compridas, deixando a figura com aspecto de boneca Barbie...

2 comentários:

  1. Saudações.
    Essa figura é bem detalhada. Acho que ainda não dá pra fazer algo tão intrincado em modelos menores. Mas como você disse, as pernas são um pouco longas. Talvez seja isso o que faz ela ficar mais alta.
    A Binding Rod não tinha jeito mesmo. Até as pistolas/adagas da versão actsta da Teanna Lanster, que eu vi em um review, tiveram que ser peças distintas.
    Mesmo assim os enfeites são muito bem feitos. A textura do casaco de pele da cintura em especial. E é bem legal poder ter AFs de uma série de jogos que você curte.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário Usys 222.
    Ainda preciso aprender a colocar um link bacana para o seu blog, hehe... Essa Vanille até que ficou bacana, mas olhando para as figuras Play Arts de Kingdom Hearts Volume 2, notoriamente essas figuras de FFXIII com certeza não são as melhores figuras produzidas pela Square-Enix. E como a Square-Enix dificilmente cederia a licença de seus jogos a outra produtora de AFs, essas figuras ainda são as únicas opções para quem gosta da série. Bom, fico pensando como ficariam legais uma coleção Revoltech ou figma de qualquer franquia de FF, em especial se fossem produzidas pelos escultores que fizeram as Tradings Arts de Dissidia Volume 1 (são figuras pequeninas, uns 12cm, mas têm esculturas muito boas, além de terem personagens bem consagrados do universo FF).

    ResponderExcluir