domingo, 15 de agosto de 2010

Review - Nendoroid 77 Saber Lily


NENDOROID 77 SABER LILY
Personagem: SABER LILY
Série: Fate Unlimited Codes (Game PS2 e PSP)
Criador do Personagem: TYPE-MOON/CAPCOM/EIGHTING/cavia
Escultor: nendoron (Tsuyoshi Oda, Meishi Takano)
Fabricante: GOOD SMILE COMPANY
Distribuidora: GOOD SMILE COMPANY
Tamanho: ~9,0cm
Materiais: PVC, ABS
Preço: 3500 ienes (~U$35)
Data de Lançamento: Outubro de 2009 (Japão)

Um breve resumo da personagem:A Saber Lily em questão é personagem do jogo Fate Unlimited Codes para PS2 e PSP. O jogo, que é um fighting game em 3D baseado nos personagens de Fate/stay night (light novel e animação pela Type-Moon), em seu lançamento para o Play Station 2 em 2008 trazia a personagem Saber com outras vestimentas na sua embalagem pack, trazendo-a em um vestido branco com transparências. Tal aparição da Saber ficou conhecida como Saber Lily (Saber Lírio), com certeza uma alusão as flores brancas de lírio.



As dimensões da caixa: 17,5x21,0x8,5cm (tamanho padrão). Algumas figuras da série Nendoroid apresentam caixas mais largas, devido ao número de acessórios, mas essa Saber Lily segue o tamanho padrão da série. Apresenta uma janela frontal e duas laterais. Vem com selo dourado de altenticidade da CAPCOM, com a ilustração do Megaman. Minha opinião: a caixa parece bem vintage, com estampas de brasões de lírios.


A figura fica bem protegida entre duas "tampas" plásticas transparentes, sendo que todas as peças ficam bem acomodadas, menos a base que fica na parte inferior e em contato com a caixa de papelão. Como opicionais: dois rostos intercambiáveis, dois braços esquerdos, um braço direito, duas mãos, uma perna dobrada, espada Caliburn com bainha, espada Excalibur e bainha Avalon.

360°




A figura é bem simples, porém bem esculpida. O PVC utilizado nas peças têm um aspecto de porcelana opaco, diferente dos tradicionais plásticos brilhantes. A pintura é bem executada, com bons tons de sombreamento. Os olhos também são bem impressos. Como solução para as partes que deveriam ser transparentes, como pare das mangas e da saia, a GSC optou por pintá-las em tom de rosa, bem cor de pele.


O rabo-de-cavalo tem ponto de articulação em uma mecha, além de apresentar articulação no encaixe com a cabeça, permitindo simular movimentos com o vento.



A figura pode ser facilmente desmontada. Os encaixes são bem simples: pinos lisos sem relevos ou salieências e furos. São 7 pinos tipo "Nendoroid", muito semelhantes as articulações figma e Revolver-joints (Revoltech). Legal notar que essas peças apresentam estampas em relevo do logo da GSC (o rostinho feliz). Curioso notar que os pinos do pescoço são mais longos que os pinos das pernas.


Riqueza nos detalhes também nas espadas e bainhas: a espada superior, mais esbelta, é a Caliburn, com a sua respectiva bainha com parte marrom; a espada inferior, mais robusta, é a Excalibur, com a bainha de Avallon. As espadas são colocadas em pequenos furos nas mãos "fechadas" direitas; as bainhas apresentam um pequeno furo para serem encaixadas a um pino na mão esquerda.


O sistema de troca de rosto é simples, mas semelhantemente as antigas Revoltechs, é necessário remover a cabeça, para depois remover a franja e trocar a face.




Como Saber tem uma personalidade bem calma e calada, as expressões de rosto também não são muito diferentes umas das outras. Apresenta uma face feliz com boca aberta e olhar para a esquerda, uma envergonhada com as bochechas ruborizadas e uma séria. Uma curiosidade é a estampa dos olhos: notei que os rostos com olhares para os lados ficam mais interessantes quando colocada a cabelça um pouco para o lado e olhando-se nos olhos dela, percebe-se o efeito dela estar olhando lateralmente; de frente, esses mesmos rostos com olhares laterais, ficam um pouco estranhos, pois a posição dos olhos ficam um pouco diferentes em cada olho. Ilustrei isso na primeira foto de close, onde foi tirada bem de frente: o olho esquerdo dela fica bem encostado ao canto direito e o olho direito parece no centro . Já na segunda foto de close, note que como a cabeça está um pouco de lado, essa diferença de posição dos olhos dá a sensação que ela olha para a nossa direção. Achei esse efeito bem interessante e diferente.






A base-suporte é bem legalzinha, parece aquelas cápsulas de laboratório para cultura de microorganismos. Na base vem estampada com os nomes das empresas responsáveis. A figura fica levemente presa em uma peça que deve ser encaixada a saia e "abraça" as pernas da figura. Curiosamente essa figura, diferente de minha outra Nendoroid que eu tenho, o pino para o encaixa da peça suporte à base é um pino igual ao do pescoço da figura, só que transparente, permitindo uma articulação. Bom, não é tão fácil criar poses para a figura, apesar da quantidade de peças extras e intercambiáveis, devido as dimensões da figura (membros e tronco muito curtos e um baita cabeção). Mas o sistema simples de encaixe das peças permite uma boa aventura nessa questão.


Uma comparação de tamanho com as figmas. A figura, apesar de ter uma aparência bem infantil e de brinquedo, é recomendada a faixas etárias superiores a 15 anos. Também apresenta muitas peças pequenas e a seleção de personagens para as figuras da coleção Nendoroid também são mais voltados ao público mais adolescente.

2 comentários:

  1. Saudações.
    Puxa! A Saber Lily! Ficou mesmo uma graça. E ela é da linha que tem compatibilidade de expressões com a Miku?
    Pena que eu nunca joguei nada da série Fate e nem vi os desenhos. Mas não dá pra negar que essa Saber ficou muito boa mesmo.
    Os detalhes com a flor-de-lis nas fotos também ficaram legais. Pensando bem, no desenho antigo do Rei Arthur, ele tinha uma marca de nascença em forma de flor-de-lis no braço. Será que isso tem alguma ligação?

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela visita e comentário, Usys 222!
    Eu não sei se tem compatibilidade; não tenho nenhuma Miku. De Nendoroid, só tenho a Saber Lily e a Merissa Seraphy; percebi que o formato de rosto é diferente entre as figuras, porém ainda nem tentei trocar de rostos, já que a Merissa tem orelhas pontudas e acho que nem encaixa no "cabelo" da Saber. Eu assisti somente a metade do anime de Fate/stay night e é bem legal, mas me faltou um pouco de tempo para assistir até ao final; nunca joguei os jogos. Lembrando que a Saber originariamente veio de um game "ero-ge" para PC e só depois ganhou as plataformas do PS2 e PSP e também um anime. Engraçado é que a Saber Lily ganhou primeiramente uma versão figma "brinde" do pack do jogo do PS2; recentemente, agora em agosto, ganhou uma versão EXTRA de um jogo para o PSP, com direito a uma versão figma no pack do jogo.
    Acredito que o "brasão" de flor-de-lís tenha sim relação com Rei Arthur, pois as espadas da Saber tem relação com a Lenda do Rei.
    Falou!

    ResponderExcluir