domingo, 29 de agosto de 2010

Review - Nendoroid 36 Merissa Seraphy


NENDOROID 36 MERISSA SERAPHY
Personagem: Merissa Seraphy
Série: Wagamama Capriccio (game PC)
Criador do Personagem: SOFTPAL Inc.
Escultor: nendoron (Youhei Kodama)
Fabricante: GOOD SMILE COMPANY
Distribuidora: GOOD SMILE COMPANY
Tamanho: ~9,0cm
Materiais: PVC, ABS
Preço: 3500 ienes (~U$35)
Data de Lançamento: Junho de 2008 (Japão)

Um breve resumo da personagem: Merissa Seraphy é personagem do jogo [Wagamama Capriccio], jogo de simulação de encontros erótico para PC. Geralmente o objetivo desses jogos, conhecidos no Japão como erogê (erotic-game), é simplesmente convencer as garotas que aparecem no game a tirarem as roupas... Wagamama do título significa em japonês algo como pessoa mimada ou "enjoada".



Achei a arte da caixa bem vintage. E segue os padrões das caixas da linha Nendoroid, com dimensões de 17,5x21,0x8,5cm, janela frontal e duas laterais.



A figura vem bem protegida entre duas proteções plásticas que parecem duas tampas unidas. Como opcionais, acompanha um braço direito extra e mais dois esquerdos, mais duas faces com expressões distintas e uma base para fixar a figura.

Anatomia da figura

A figura pode ser facilmente demontada, já que apresenta esquema de encaixe bem simplificado: pinos lisos cilíndricos e furos. Apresenta pinos articulados para o pescoço e nas pernas. Diferentemente de outras figuras da série Nendoroid, aqui não há opções de troca de mãos na altura dos pulsos; mas sim troca-se a "luva" inteira, na altura dos antebraços, para se ter outras opções de poses de mãos.

360°




Mais um belo trabalho de escultura: Youhei Kodama deixou bem carismática a figura! Bom, vale lembrar que a série Nendoroid é uma "franquia" de estilo de boneco, assim sendo, outras empresas parceiras da Good Smile Company também podem produzir suas figuras em escala Nendoroid, com seus respectivos escultores. Os cabelos da Merissa são bem frágeis, sendo esculpidos em material rígido. As asas que saem de suas costas são as únicas partes esculpidas em material semi-flexível (bem pensado para se evitar acidentes no manuseio). Mesmo assim, ficaria mais aliviado se esses "caracóis" de cabelo fossem em material semi-frexíveis...




A abóbora que "veste" a figura como uma saia. Deve ser baseado no jogo para PC... Os "olhos" e "boca" da abóbora são em material plástico fumê preto, com babados em material rígido. A abóbora é desmontável para facilitar a colocação na figura. Pena que o encaixe seja feito com apenas dois mínusculos pinos... Um dos pinos quebrou internamente a um dos furos na confecção desse review...



A base para expor a figura: vêm com duas haste transparentes em comprimentos diferentes, uma para a base da personagem sem abóbora, que o suporte prende-se as pernas da figura, e uma para a base com a personagem na abóbora, sendo a mais curta. Diferentemente da minha Saber Lily, aqui as hastes são pinos lisos sem articulações. Não sei dizer se esse era o padrão antigo das hastes, ou se esse é um caso especial, já que a Merissa tem duas opções para exposição (com ou sem abóbora). A base que se parece com uma palheta de violão é a base para se expor com abóbora, porém é uma peça frágil que no meu caso, ao tentar colocar no pino, acabou trincando no furo de encaixe...


A troca de "faces": é necessário remover a cabeça por inteiro. Recomendável retirar todo o cabelo (franja e parte de trás) antes de remover a cabeça, para evitar acidentes com os "caracóis" dos cabelos.



Apesar de ser classificado como Action Figure, as figuras da linha Nendoroid são mais do tipo monte-e-desmonte para montar as poses. Bom, facilmente pode-se girar os braços, pernas ou cabeça, mas o ideal é removê-los e recolocá-los nas posições desejadas a fim de se evitar os desgastes dos pinos. Os pinos articulados no pescoço permitem, além do giro, inclinar a cabeça; nas pernas também. É possivel rotacionar ligeiramente também o tronco.




A figura acompanha expressões interessantes, mas não dá para se distinguir muito o rosto "feliz" do "sério". O rosto "zangado" é bem divertido. Um problema dessas figuras Nendoroids é a falta de folhetos informativos, sendo que a manipulação da figura fica bem a cargo da intuição do proprietário, o que pode muitas vezes ser frustrante para se obter determinadas poses, visto as proporções da figura. Mas com certeza é uma ótima figura, sendo bem produzida e muito divertida. E não se engane: apesar da aparência bem infantil da figura, não é indicada para o público infantil, sendo destinada para o público adolescente.

2 comentários:

  1. Saudações.
    Puxa! Essa Merissa é bem feita mesmo. Ouvi dizer que essa abóbora pode ser usada em outras Nendoroids. E o cabelo é de material rígido? Então não pode deixar cair de jeito nenhum. As expressões também são boas, demonstrando que ela é bem mimada mesmo. Pelo menos ela não é uma pessoa ruim, apenas pura.
    Vi a página do jogo e pelo que eu entendi é uma espécie de comédia romântica erótica (não tenho outro termo para descrever). Bom, pelo menos é diferente daquele outro jogo que ficou famoso e deu má fama ao gênero fora do Japão. Tem jogos desse tipo em que você até chora de emoção como Kanon e To Heart. Pena que para jogar é preciso saber japonês fluentemente e não existem traduções.

    ResponderExcluir
  2. Vou usar uma frase sua, hehe: muito obrigado pelo prestígio!
    Essa Nendoroid foi presente de aniversário e gostei muito dela. Divertida, com boa qualidade, mas muito muito frágil. Como comentei, da abóbora quebrou-se um pino e do suporte, trincou um pouco o furo. É por isso que ela fica exposta em minha coleção só de calcinha, pois tenho medo de deixá-la com a abóbora e cair caso o suporte termine de quebrar. E jurava que tinha lido um review dela em seu blog... Mas talvez foi pelo Tsuki-Board...
    Nunca joguei esses jogos de simulação de encontros com pitadas eróticas. Mas como veio de brinde na figma de se.KIRARA, pretendo tentar jogar, mesmo meu japonês ser horrível para leitura, hehe. E esse tipo de gênero de jogo realmente só é febre no Japão, coisa que nunca foi muito difundido no ocidente. Bom, uma coisa semelhante que teve sucesso relativo por aqui é o RPG Persona 3 e Persona 4, que apesar da temática não ser focada em namoro, é possível "namorar" algumas personagens do jogo. Mérito da Atlus por traduzir esse brilhante jogo, o que faz me lembrar que estou querendo a Metis de Persona 3 FES...

    ResponderExcluir